6 de junho de 2016

Encontro de aperfeiçoamento de mobilizadores é promovido pelo Senar-PB


Jocélio Oliveira
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba recebeu nesta semana os presidentes dos sindicatos rurais do estado para o Encontro de Aperfeiçoamento de Mobilizadores. Desde terça-feira (31), os convidados participaram de uma programação que contou com palestras e a apresentação do relatório de gestão de 2015, para que, a partir daí, fosse discutido o alinhamento das estratégias para o ano de 2016, baseando-se no Plano Anual do Trabalho (PAT/2016). Um segundo encontro já está programado para agosto desse ano, para tratar de novas demandas para 2017.

A programação seguiu até quinta (02), quando foram ministradas palestras sobre o aprimoramento do milho a partir de mudanças genéticas e a cultura zebuína (gado de corte e de leite), terminando com uma aula sobre liderança para o público presente. Este evento é uma ação conjunta articulada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e SENAR, juntamente a parceiros, para unificar as regionais em favor do avanço das tecnologias usadas no campo pelos produtores rurais.

Rubens de Oliveira fala da importância do melhoramento genético do milho

Rubens de Oliveira fala da importância do melhoramento genético do milho

O coordenador técnico da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Rubens Gomes de Oliveira, que falou sobre o aprimoramento do milho a partir da biotecnologia durante a conferência, ressalta a importância do produto na cadeia alimentar. “A propriedade rural nos dias de hoje tem como base de sua manutenção a proteína, por estar longe de mercados e pela escassez de água em algumas regiões. Nesses casos, é o milho que vai garantir a produção. Passando para uma escala maior, o milho também participa do processo de produção industrial, onde é utilizado para alimentar animais e gerar mais renda às cadeias produtivas envolvidas, além de poder ser usado para produzir combustível e produtos de uso farmacêutico”, enfatizou.

 

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) foi representada no evento pelo gerente técnico da instituição na Paraíba, Luciano Bezerra, que retratou sobre o programa de melhoramento genético para zebuínos e o Pró-Genética, que é um programa de difusão dessa tecnologia através de feiras voltadas para o pequeno e o médio produtor, que já está sendo implantado em todo o país, inclusive na Paraíba. “O estado tem um grande potencial no caráter de absorção de genéticas zebuínas, pois a maior parte das propriedades utilizam bovinos para atividades de produção, sendo que eles não têm qualificação genética, e através desse programa vamos democratizar os recursos e proporcionar a evolução dos rebanhos da Paraíba”, relatou.

Para o vice-presidente diretor da CNA e presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, a federação está tendo a oportunidade de se igualar a grandes estados que são referência em produção com melhoramento genético. “Nós estamos vivendo um momento ímpar, pois agora podemos trazer o melhor para a Paraíba e reforçar a missão que nós temos em dar melhores condições e resultados para nossos produtores. É preciso que eles estejam conscientizados que a tecnologia é mais importante do que a própria terra, pois é através disso que temos maior produtividade”, disse.

Sobre o Sistema Faepa/Senar-PB: O Sistema é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado. Juntos fornecem suporte para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e representam os interesses educacionais, sociais e políticos dos produtores rurais de toda Paraíba. A Faepa é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, coloca seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do meio rural. Já o Senar é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pelo setor produtivo e que trabalha em prol da capacitação e educação no meio rural, através de cursos, treinamentos e assistência técnica.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br