26 de setembro de 2016
Envolvimento e parceria são destacados no encerramento da Paraíba Agronegócios 2016
Solenidade aconteceu na arena de julgamentos de bovinos e equinos, antecedendo desfile de animais de raças variadas
A Expofeira Paraíba Agronegócios 2016 chegou ao fim neste domingo (25) após uma semana de intensas realizações de negócios e divulgação das raças bovinas, caprinas e ovinas do Estado, do Nordeste, assim como outras regiões do país. A solenidade de encerramento aconteceu na pista de julgamento, onde as autoridades fizeram discursos e também houve um desfile de animais.
Na sua fala, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e do Conselho Administrativo do Senar, Mário Borba, destacou o avanço que a edição 2016 representou em relação ao evento do ano passado. “Realizamos três leilões este ano e foram todos muito bem sucedidos, enquanto que em 2015 houve apenas um. No ano passado o nosso público também foi menor, assim como a quantidade de animais. Esse crescimento faz parte de um processo de retomada que estamos construindo e vamos solidificar”, afirmou.
Ele ainda falou sobre a união entre as diversas entidades que compõem o setor, como força para realização da Expofeira, destacando o papel do Governo do Estado como e de instituições como Sebrae, Apacco, ABCSindi, Apccmm, entre outros. Numa posição que foi reafirmada por todas as autoridades presentes na solenidade.
“Esse não é o um evento do Estado, mas é sim da agropecuária da Paraíba. A realização dessa feira só foi possível graças a uma conjunção de forças e o resultado é esse sucesso. Criar no semiárido é difícil e com competência é ainda mais desafiador, ao finalizarmos essa expofeira conseguimos mostrar nossa competência”, avaliou o Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro.
Ainda para o secretário, as associações de criadores tiveram um papel importantíssimo por ter atraído expositores de todo país. Também houve destaque para o potencial da paraíba para o setor, tendo em vista que cerca de 30% do PIB do Estado provém da produção agropecuária.
O presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos, Pedro Martins, resumiu o espírito dos agropecuaristas da feira. “Produtor não quer nada dado, ele quer oportunidade e momentos como a feira geram isso. Temos cosias boas para mostrar e conseguimos divulgá-las”, sentenciou.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br