13 de março de 2018

Etapa estadual do Programa CNA Jovem 2018 começa com capacitação a distância


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (13/03/2018) – Principal novidade da edição 2018 do CNA Jovem, a capacitação preparatória para a etapa estadual do programa começou a ser realizada. As primeiras turmas do curso a distância sobre Liderança Empreendedora iniciaram as atividades na última semana e as outras começarão as aulas no dia 15 de março.

Ao todo, 552 jovens se inscreveram no processo. O curso terá carga horária de 60h, com duração de nove semanas, e os participantes foram selecionados pelas Administrações Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Durante a capacitação, os participantes terão acesso a informações sobre o setor e o Sistema CNA/SENAR, além de serem apresentados à metodologia e aos conceitos de liderança empreendedora adotados pelo programa. Os candidatos com melhor desempenho no curso serão selecionados para a etapa estadual do CNA Jovem, prevista para acontecer entre junho e setembro.

Etapa estadual – O objetivo é identificar e engajar jovens locais na resolução de desafios do Agro local, principalmente da região onde vivem. Serão três encontros com intervalo de, aproximadamente, 30 dias entre eles, promovidos pelo SENAR nos estados.

Para participar, o jovem precisa ter entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior completas, afinidade, interesse pelo setor e caraterísticas potenciais de liderança.

Segundo a coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato, a etapa estadual representa uma continuidade do curso à distância, partindo do pressuposto de que certos conhecimentos essenciais foram adquiridos ali e serão utilizados para dar seguimento ao desenvolvimento das competências de liderança dos jovens nos estados.  Ao longo dessa fase serão discutidos cenários e gargalos relacionados à agropecuária e questões desafiadoras para o setor.

“Cabe aos jovens demonstrar capacidade de liderança propondo soluções ou estratégias que visem superar esses desafios”, declara Fernanda.

Após a conclusão, os participantes receberão um certificado e poderão entrar para a Rede CNA Jovem, espaço para interação com egressos do programa, dentro do qual os jovens trocam experiências, integram ações, desenvolvem competências e comprovam a capacidade de liderança por meio da execução de seus projetos. Os integrantes da Rede possuem acesso a conteúdos, notícias, webconferências e ciclos de debates para propor avanços no desenvolvimento de soluções para os desafios da agropecuária.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA