22 de agosto de 2016

Expofeira Paraíba Agronegócios deverá capacitar cerca de 800 produtores rurais


Ascom Senar
[addtoany]

Evento foi lançado nesta segunda-feira (22) e acontecerá a partir do dia 18 de setembro, em João Pessoa

A edição 2016 da Expofeira Paraíba Agronegócios foi lançada nesta segunda-feira (22), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), em João Pessoa. O presidente da Faepa, Mário Borba, o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, e o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, apresentaram o evento que deverá reunir um público de 15 mil pessoas e gerar negócios em torno de R$ 4 milhões, entre os dias 18 e 25 de setembro. Durante a feira, cerca de 800 produtores rurais deverão participar das oficinas e palestras que serão oferecidas pelo Sebrae.

“O agronegócio é um segmento muito importante e que precisa da parceria dessas instituições para se desenvolver cada vez mais. Precisamos avaliar a chegada das águas do rio São Francisco não apenas para abastecer as cidades, mas também para desenvolver economicamente as regiões mais secas. Acredito na parceria das instituições que estão participando deste evento”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba.

Ele ainda acrescentou que durante a Expofeira, o Sebrae irá oferecer oficinas e palestras aos produtores rurais, abordando os seguintes temas: aquicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, avicultura, Sertão Empreendedor e cachaça. A previsão é que cerca de 800 produtores participem destas capacitações, durante os oito dias de evento.  O Senar e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-PB) também oferecerão capacitações.

Durante o lançamento, o presidente da Faepa ressaltou a importância da agropecuária para o país, no momento de dificuldade econômica. “A Paraíba tem um grande potencial na fruticultura, na cana de açúcar. O que precisamos é criar oportunidades e gerar desenvolvimento para que a agropecuária se torne uma atividade mais lucrativa. Realizar a Expofeira é um grande desafio das instituições parceiras”, destacou Mário Borba.

O secretário Rômulo Montenegro ressaltou a importância do evento para a aproximação dos envolvidos no setor, a apresentação de novas tecnologias, além das discussões, oficinas e palestras realizadas. “A Feira cria um momento para o agricultor adquirir novas forças. Eventos como este precisam ser replicados para todo dia aprendermos mais”, disse. Ele também afirmou que a agropecuária é um dos setores que mais avançou tecnologicamente nos últimos anos e em setores estratégicos, como no de grãos e no sucroenergético.

A Expofeira é realizada pelo governo da Paraíba, com o apoio do Sebrae, Sistema Faepa/Senar-PB e Banco do Nordeste/Governo Federal. São parceiros da iniciativa a Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), o Kennel Clube da Paraíba, Sociedade Rural da Paraíba, Sistema OCB/SESCOOP-PB, Associação Paraibana dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador.

Programação

A Expofeira acontecerá no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo, em João Pessoa, e deverá apresentar cerca de 1,7 mil animais de várias raças  e estados brasileiros, entre caprinos, ovinos, bovinos e cães. Além da comercialização de produtos e serviços e animais, os organizadores esperam um público de 15 mil pessoas visitando a feira.

Durante o evento também serão realizadas a IV Exposição Nacional de Cabras Leiteiras, o Campeonato Nordestino de Cavalo Mangalarga Marchador, a III Copa Paraíba – Competição de Cães Agility, além dos leilões de animais. O primeiro será de caprinos e ovinos, depois será a vez do Leilão de Gado Sindi – Pompeu Borba e, por fim, a Emepa realiza o leilão de gados Gir, Guzerá e Sindi.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br