28 de fevereiro de 2013

FAEPA/SENAR-PB promove capacitação do Programa ABC


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Foi realizado na manhã de segunda-feira, 25/02, no auditório do Sistema FAEPA/SENAR-PB, o primeiro Encontro do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) na Paraíba, com o objetivo de promover o treinamento de técnicos em agropecuária para a elaboração de projetos do Programa ABC e instalar o Grupo Gestor do Programa ABC do estado. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes de instituições do setor agropecuário e técnicos.
Durante a abertura do evento, o presidente da FAEPA, Mário Borba, frisou a importância do Programa ABC e a mudança de comportamento e quebras de paradigmas que ele exige. “O ABC é um programa que vai além da implantação de novas tecnologias e preenchimento de uma série de requisitos; ele ainda pede uma mudança de cultura dos produtores rurais; pede que eles entendam o conceito de responsabilidade social; pede que as propriedades sejam sustentáveis no âmbito ambiental, social e econômico”, afirmou o dirigente.
Ainda de acordo com o Mário Borba, o mercado, hoje, exige cada vez mais qualidade nos produtos e também rastreabilidade – os consumidores querem saber a origem dos produtos que adquirem. “Os produtores e empresários paraibanos devem estar preparados para atender estas, não tão novas, exigências e devem procurar dar a sustentabilidade para suas propriedades para que estejam incluídos no mundo moderno”, ressaltou Borba.
Na ocasião, a assessora técnica da CNA, Emanuela Paranhos, apresentou um panorama geral sore o plano ABC, seu surgimento, implantação e funcionamento no Brasil, destacando a importância da sensibilização e adequação dos produtores rurais. “O Programa ABC é um investimento em tecnologia para a melhoria da rentabilidade do produtor rural. Nosso maior desafio, nestes dois anos de trabalho, é fazer com que o produtor entenda a importância de uma mudança na maneira de produzir”, afirmou a assessora.
Em sua apresentação, o assessor de Agronegócios do Banco do Brasil, Enio Gualdi, apresentou os requisitos necessários para elaboração de um Projeto ABC e instruções sobre o preenchimento dos formulários. O assessor também passou informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Durante o evento, além da explanação da importância do Programa ABC para o país e para o estado da Paraíba e do treinamento dos técnicos, também foi criado o Grupo Gestor do Programa ABC na Paraíba, com o objetivo de impulsionar a disseminação do Programa ABC no estado.
O Grupo será formado por diversas organizações, públicas e privadas, rede bancária, que fazem interface com a agropecuária da Paraíba, entre elas o Sistema FAEPA/SENAR-PB, Sebrae, Asplan, OCB/PB, AVIEP, Sindileite, Sindalcool, Sindiacuçar, Sindfruta, CREA/PB, OAB, SFA/MAPA, SEDAP, SEC MEIO AMBIENTE, Prefeitura João Pessoa (SEMAM), Embrapa, AESA, Insa, UEPB, IFPB, UFPB–Areia, UFCG, Banco do Brasil e BNB. Além dessas, foi sugerida a inclusão no Grupo Gestor de representantes de empresas como Cooperar, Emater, Empreender, Empasa, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Incra e MDA.
O evento contou com a presença de diversos técnicos e representantes das instituições do setor rural, entre eles, o representante do superintendente da SFA/PB, Antônio Hybernon, o secretário Executivo da Agropecuária, Rômulo Montenegro, o coordenador de projetos e emendas da SFA/PB, Hermes Barbosa, o presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa e o superintendente da OCB/PB, Agostinho dos Santos.
Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC)
O Programa ABC é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco do Brasil, Embrapa e financiado pela Embaixada Britânica, pelo Bradesco e pela Associação Brasileira de Plantadores de Florestas (ABRAF).
Para a safra 2012/2013, estão disponíveis R$ 3,4 bilhões dentro deste programa de capacitação, que pretende estimular a adesão cada vez maior de produtores rurais à adoção de técnicas de produção sustentável nas propriedades rurais brasileiras.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475