22 de outubro de 2013

Fertirrigação: opção sustentável e eficiente para a lavoura


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O pesquisador do Instituto Agroeconômico de Campinas (IAC) Luiz Antônio Teixeira, em entrevista ao programa Bom Dia Campo desta sexta, dia 18, apontou para os benefícios da fertirrigação. A prática consiste na aplicação de fertilizantes via irrigação e é uma forma sustentável de proteger o solo e mais econômica em relação à adubação tradicional.
– O princípio da fertirrigação é bastante simples, trata-se de aplicar fetilizantes via água de irrigação, o que aumenta a eficiência da aplicação desses nutrientes. Com a mesma quantidade de fertilizantes, o agricultor consegue produzir mais.
De acordo com o pesquisador, com a fertirrigação, a planta absorve os nutrientes com mais facilidade.
– A gente costuma dizer que as plantas não comem, elas bebem, absorvendo a solução do solo de forma muito mais eficiente. A adubação tradicional, na qual se despeja adubos no solo, está sujeita a inúmeras perdas – afirmou Teixeira, acrescentando que a prática coloca os nutrientes diretamente junto às raízes.
Segundo o pesquisador, a economia vai desde o processo de fornecimento de nutriente à planta, que é mais controlado, até a economia de mão de obra.
 
Clique aqui e confira a entrevista completa. 
Fonte: Canal Rural