8 de agosto de 2013

Governo ensina agricultores a planejar atividades no campo


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Cerca de 40 agricultores de três municípios paraibanos recebem, nesta semana, orientações nas áreas de planejamento sustentável e construção de cisternas, com objetivo de reforçar a produção no campo. As capacitações são coordenadas pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, e integram o calendário de atividades do mês de agosto, que inclui, ainda, outros oito cursos em diversos municípios.
Em Dona Inês e Riachão, os trabalhadores rurais aprendem como fazer as cisternas de tela de alambrado, que são mais fáceis de construir e mais resistentes do que as tradicionais. “Procuramos passar o conhecimento, principalmente, para agricultores que têm ligação com a construção civil, pedreiros ou serventes. Assim, eles se tornam agentes multiplicadores em suas comunidades”, declarou o gestor do Cooperar, Roberto Vital.
Em Barra de São Miguel, a capacitação coloca em prática o método Itog, que leva em consideração Investimento, Tecnologia, Organização e Gerenciamento, como forma de contribuir com a discussão e a implementação dos subprojetos financiados no Estado. O evento beneficia a Associação dos Apicultores e Meliponicultores (criação racional de abelhas sem ferrão) da comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Na próxima semana, o mesmo curso vai ser ministrado em Areia, beneficiando cerca de 30 famílias da comunidade Chã de Jardim. “A ideia é melhorar, ainda mais, a organização da unidade de beneficiamento de frutas, que recebeu, na semana passada, a visita do governador Ricardo Coutinho”, explica Vital. Em Alagoa Nova, no mesmo período, mais agricultores vão aprender como fazer as cisternas de tela de alambrado. Serão 25 pessoas em contato com a teoria e colocando em prática o conteúdo que será repassado pelo Governo.
De 20 a 22 de agosto, tem mais oficina do método Itog, dessa vez em Areia e Serra Redonda. Cinquenta e dois agricultores devem participar dos eventos. Dia 22, será a vez de João Pessoa debater experiências nas áreas de avicultura, apicultura, produção de arroz vermelho, pescado, leite e derivados, no seminário programado para acontecer no próprio Cooperar. A previsão é de que o calendário de atividades se encerre no período de 28 a 30 de agosto, com outra capacitação do sistema Itog, em São Sebastião de Lagoa de Roça, benefício para 23 agricultores.
Fonte: Secom-PB