4 de julho de 2012

Iapar investe em sementes de alimentos mais nutritivos


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está investindo no desenvolvimento de sementes para produção de alimentos com maior valor nutritivo. A linha de pesquisa, que atende à crescente busca por alimentos capazes de beneficiar a saúde do consumidor, está entre as principais do instituto no momento em que completa 40 anos, consolidando uma história de pioneirismo e contribuição para o desenvolvimento regional.
De acordo com a pesquisadora Vania Moda Cirino, a pesquisa dos chamados alimentos nutracêuticos –  que têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. – pode gerar renda para o agricultor, já que este é um mercado em crescimento. “A partir de cruzamentos genéticos entre espécies de sementes é possível obter um alimento com maior teor de substâncias nutritivas e ofertar um produto mais saudável”, explicou.
Segundo ela, já são encontradas nas prateleiras dos supermercados algumas variedades de feijão com 10% a mais de teor de ferro e fibras. A meta é aumentar nos próximos anos este índice para 20%. “A partir das pesquisas verificamos que os nutracêuticos reduzem o teor de glicose na corrente sanguínea e a incidência de alguns tipos de câncer, como o de cólon do útero e de intestino”, disse Vania.
A pesquisa para obter alimentos com melhor qualidade nutricional, a Biofortificação de Alimentos Básicos (Bioforta) foi iniciada pelo Iapar com o feijão, em 2003. Atualmente outras culturas, como o arroz, trigo, milho e mandioca, também estão em análise. “A nossa preocupação é ampliar os nutrientes de alimentos que formam a base alimentar da população brasileira”, afirmou Vania. O Iapar é o maior fornecedor nacional de sementes do feijão preto do tipo Irapuru e um dos principais para o Estado.
Responsabilidade
O secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, disse que as pesquisas do Iapar têm contribuído ao longo de décadas para garantir renda e qualidade de vida aos produtores e que o governo estadual está apoiando uma reestruturação do órgão. Ortigara lembrou que nesta semana foi anunciada a contratação de 160 profissionais para o instituto.
“Vivemos em um mundo globalizado, em permanente transformação e em contínua geração de novas necessidades. Precisamos proteger nossos recursos naturais e garantir que os consumidores dos produtos paranaenses de todo o mundo tenham um alimento seguro”, afirmou.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, destacou que o Iapar ofereceu inestimáveis contribuições para o desenvolvimento da economia rural e do Paraná. “As unidades do instituto, seus mestres, doutores e funcionários souberam, nessas quatro décadas, acompanhar as profundas transformações no campo, e certamente repetirão esse comportamento no futuro”, disse.
“Se o Paraná é considerado estado modelo na adoção tecnológica na agricultura, em muito devemos ao Iapar, que permitiu que a transferência tecnológica chegasse até as mãos dos agricultores, ajudando o Estado a bater recordes sucessivos de produtividade e produção”, disse João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar, que representa cooperativas e sindicatos de cooperativas agrícolas.
Fonte: Instituto Agronômico do Paraná