28 de outubro de 2021

IFPB Campus Sousa retoma parceria com o Senar para promover cursos para produtores rurais


Ascom Senar
[addtoany]

O IFPB Campus Sousa recebeu nesta quarta-feira (27) a visita do gerente de educação profissional e promoção social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) para retomar uma parceria no âmbito da reprodução assistida de bovinos. A colaboração entre as duas instituições foi iniciada há seis anos, quando foi instalada uma estrutura de troncos no campus para que fosse iniciado o processo de inseminação artificial e de oferta de cursos na área por parte dos profissionais do Senar.

A parceria entre o IFPB Campus Sousa e o Senar tem o objetivo de gerar uma colaboração mútua entre as duas entidades, em que o campus fornece a estrutura física e o Senar realiza cursos e treinamentos para os produtores e trabalhadores rurais, bem como para os seus familiares.

De acordo com o gerente de educação profissional e promoção social do Senar-PB, Carlos Patrício, “desde que a parceria foi iniciada, sempre que havia uma demanda de produtores em Sousa e redondezas, eles eram encaminhados para a Unidade São Gonçalo do IFPB Campus Sousa e nós entrávamos com nossos instrutores para que o treinamento fosse feito”, afirmou.

Carlos Patrício comemorou a retomada das atividades da parceria. “Hoje estive com o Diretor-geral Chiquinho Cicupira, com a Chefe do Departamento de Ensino Superior, Bivânia Araújo, e com o Chefe do Departamento de Assistência Estudantil, Edvanildo Andrade e com o técnico Manoel para reavivar essa parceria, que tinha parado as atividades em função da pandemia. Fiquei super satisfeito pela disposição de todos em seguir com a colaboração e oferecendo a estrutura para que o Senar possa dar continuidade aos cursos que vão beneficiar os produtores e a produção de bovinocultura tanto de corte quanto de leite na região polarizada por Sousa”, declarou Patrício.

A Chefe do Departamento de Ensino Superior do IFPB Campus Sousa, Bivânia Araújo, também destacou a importância dessa parceria para a economia local. “Uma iniciativa como essa mostra quão grandes são as nossas possibilidades de fazer o conhecimento técnico chegar a uma fonte que necessita muito dele que é, por exemplo, o pequeno produtos rural. A partir do momento em que é ofertado um curso desse para produtores rurais, nós estamos construindo esses saberes, fazendo com que eles cheguem junto a essas pessoas e que possam melhorar a produção e a qualidade de vida de quem está no entorno dessas pequenas propriedades. Isso movimenta a economia da região e forma todo um círculo positivo a partir de um movimento que foi catalisado dentro do nosso campus”, pontuou.

Além dos benefícios para a comunidade local, a parceria também traz diversas vantagens para a os estudantes do Campus Sousa. Ainda segundo Bivânia, “uma atividade como essa é de muita importância para o campus, principalmente no aspecto pedagógico, porque abre espaço para que os estudantes presenciem na prática o que eles estão vendo nas teorias. Nesse momento em que estamos fazendo a retomada gradual das atividades presenciais isso tem uma importância muito maior e quando se estabelece uma parceria com uma entidade do renome do Senar, essa iniciativa se fortalece ainda mais”, celebrou a Chefe do Departamento de Ensino Superior do Campus Sousa.

Com a retomada das atividades da parceria, novos cursos para produtores rurais devem ser oferecidos ainda em 2021. Segundo as previsões do gerente do Senar-PB, “na última semana de novembro ou no máximo na primeira semana de dezembro deveremos realizar o primeiro curso pós-pandemia de inseminação artificial em bovinos. O curso tem 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, e os alunos saem da capacitação prontos para praticar a inseminação”, explicou Patrício.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa