29 de março de 2016

Integrante da 1ª edição do CNA Jovem participa de evento na Irlanda


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Marcelo Queiroz foi um dos cinco delegados brasileiros na conferência da Nuffield

Rede global de agricultores, empresários e profissionais da área rural que promovem estudos para gerar excelência em aspectos da produção, distribuição e gestão através da adoção das melhores práticas, a Nuffield International promove anualmente uma conferência chamada de Nuffield  Scholars Conference. Focado em aproximar novos bolsistas e promover uma visão global do agronegócio mundial, o evento também reúne convidados e delegados para participarem das atividades. Entre este seleto grupo, a edição deste ano – realizada entre os dias 5 e 12 de março, na Irlanda – contou com um representante do CNA Jovem, programa de formação de lideranças para o setor promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

“O evento é como um CNA Jovem global. E assim como o CNA Jovem, foi um divisor de água na minha vida profissional e pessoal. A Nuffield funciona como uma verdadeira família, passando valores de geração para geração e nos mostrando como a produção pode e deve ser comparada em escala global”, declara Marcelo Queiroz.

O encontro reuniu 79 representantes de 14 países (Canadá, Estados Unidos, Brasil, Irlanda, Reino Unido, Holanda, França, Etiópia, Zâmbia, China, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Japão). Os principais temas debatidos foram tecnologias (redes sociais, novos modelos de negócio, etc), sustentabilidade, subsídios e comunicação. Além de Queiroz, entre os cinco delegados brasileiros também estava o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Ayres.

“A Nuffield permite a formação de uma rede de contatos global sobre os problemas, gargalos e desafios dos países na área agropecuária. Aprendemos muito com a experiência dos outros e conseguimos nos nivelar sobre macrotemas como orgânicos, meio ambiente, recursos hídricos, subsídios e sucessão familiar”, ressalta Ayres.

Marcelo Queiroz

Marcelo Queiroz

Na opinião de Marcelo Queiroz, a bagagem adquirida no programa contribuiu para a sua escolha como embaixador e durante o evento. “Antes do CNA Jovem minha visão do agronegócio ia até a cerca da nossa propriedade. Com o programa, comecei a ver que o país é muito grande e precisamos pensar em diferentes modelos de produção. Essa visão mais generalizada provavelmente foi o motivo de ter sido escolhido pelo pessoal da Nuffield”.

Engenheiro de automação em Mato Grosso do Sul, Marcelo também acredita que outros dois aspectos do programa do SENAR foram decisivos para a sua escolha: o CNA Jovem o incentivou a ter mais contato com o idioma inglês no âmbito do agro, com a leitura de publicações internacionais, como a Farm Bill (lei agrícola norte-americana), e a troca de informações com os colegas de diferentes estados durante o programa, que também o contribuíram para mostrar uma imagem geral do agronegócio brasileiro durante a conferência.

Brasil sediará próxima conferência

A próxima edição da conferência da Nuffield está marcada para acontecer de 11 a 19 de março de 2017, no Brasil. Marcelo Queiroz e o Otávio Celidonio, atual superintendente do SENAR-MS, que também participou do CNA Jovem, estão envolvidos na organização do evento.

Os países membros atuais da Nuffield são o Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, França e Holanda, e, entre os países associados, estão o Brasil, Estados Unidos, China, Índia e Moçambique. Desde o seu começo, em 1947, a Nuffield já desenvolveu uma rede de 1.600 bolsistas ao redor do mundo.

 

Assessoria de Comunicação do SENAR

(61) 2109-4141

www.senar.org.br

www.facebook.com.br/SENARBrasil

www.twitter.com/SENARBrasil