27 de junho de 2022

Irmãos aprendem a gerenciar sua propriedade após assistência do Senar


Ascom Senar
[addtoany]

André Luis Silva, Fernando Silva e Josefa Silva

Os irmãos Fernando Silva Normando, André Luis Silva Normando e Josefa Silva Normando moravam na cidade de Boqueirão quando crianças. No entanto, surgiu a necessidade de migrarem para zona rural de Santa Luzia a pedido de seu tio, para que seu pai cuidasse da propriedade dele no Sítio Cachoeira dos Oitis. Hoje, já fazem 14 anos que adquiriram a propriedade e a tornaram sua principal fonte de renda familiar.

Por ser a irmã mais velha e trazer lembranças desse período Josefa conta como foi essa mudança de vida para eles. “Primeiro veio meu pai, para ver se gostava do local e para entender como gerenciar a produção de algodão que tinha na época. Minha mãe tinha receio de vim, mas veio mesmo assim e todos gostamos. Só que quando chegou a praga não tínhamos mais a opção de plantar algodão, foi aí que começamos na bovinocultura de leite”.

Com chegada da Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), os irmãos contam que aprenderam novas técnicas e aprimoraram outras que já conheciam para lidar melhor com seus bovinos, mas o que se destacou durante esse período de dois anos de acompanhamento foi a parte gerencial da assistência.

Produtora atendida pelo Senar relata melhora a qualidade de seus produtos

“Pra mim, foi tudo! Nesses dois anos que o técnico Ricardo esteve conosco, mudamos a ideia que tínhamos sobre a criação. Pensávamos que era só criar e ver o rebanho aumentar e ele nos orientou sobre a questão da qualidade, porque a renda do sítio vem do leite e explicou como devemos administrar, fazendo um controle do que entra e do que sai da propriedade. Então precisamos valorizar a questão da produção e é por isso que digo que o Senar foi tudo pra gente”, enfatiza Fernando.

Para eles o Senar sempre esteve presente com capacitações e com esse auxilio começaram a ter noção de como gerenciar tanto a sua propriedade quanto a sua atividade. Atualmente, os irmãos entregam 5 litros de leite para merenda escolar por dia, separam 30 para a produção de queijos e contam com 66 cabeças de gado, sendo 16 de produção todas ordenhadas manualmente por André.

Josefa Silva, André Luis Silva e Fernando Silva

Além disso eles utilizam a palma que plantam na propriedade para alimentar os animais e também não precisaram comprar gado nesse meio tempo. Além da produção leiteira eles ainda plantam um roçado e possuem uma horta para consumo próprio e venda nas feiras livres, o que acaba reduzindo os gastos.

A dedicação dos irmãos em procurar entender o funcionamento gerencial da propriedade acabou sendo de grande importância para o desenvolvimento do trabalho conjunto entre a assistência e os produtores, resultando em uma parceria bem-sucedida.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br