11 de agosto de 2022

João Pessoa receberá décima edição de evento internacional sobre ‘Palma Forrageira’


Ascom Senar
[addtoany]

Cientistas, técnicos e especialistas de todo mundo vão se reunir em João Pessoa, entre os dias 26 e 29 de setembro, para debater as potencialidades e usos da palma forrageira. O encontro acontecerá durante o X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS), na sigla em inglês.

Ao todo, representantes de 16 países já confirmaram presença no Congresso, que será realizado no Centro de Convenções da capital. Além do Brasil, há participantes da África do Sul, Argentina, Chile, Estados Unidos, Etiópia, Índia, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Marrocos, México, Quênia, Senegal e Tunísia.

Os cientistas desses países contribuíram com um total de 134 trabalhos científicos, que serão apresentados e avaliados nos três primeiros dias do Congresso.  O tema geral do evento é “Cactus: A nova revolução verde em terras áridas”, mesmo título da palestra de abertura, que será feita pelo professor Dr. José Dubeux, da Universidade da Flórida, Estados Unidos.

As pesquisas estão distribuídas nas seguintes áreas: 1) Recursos genéticos e reprodução de Cactos; 2) O uso do cacto como forragem e energia; 3) Ecofisiologia das cactáceas e seu papel nos agroecossistemas futuros; 4) Produção de frutas: pomar e manejo de frutas; 5) Usos agroindustriais de plantações de cactos e produtos de cochonilha; 6) Avanços na caracterização bioquímica e no uso farmacêutico de cultivos de cactos e 7) Manejo de pragas e doenças do cultivo do cacto.

No último dia do evento, 29, haverá uma visita técnica à Fazenda Riacho do Navio, em Campina Grande, onde os participantes poderão conhecer boas práticas do cultivo nacional da planta. Também haverá a demonstração e lançamento da primeira máquina colheitadeira de palma. O equipamento está sendo desenvolvido pela empresa paraibana Laboremus, com financiamento da CNA.

No Brasil, a palma é utilizada principalmente como suporte alimentar para os rebanhos bovino, caprino e ovino. Contudo, em outros países ela também está presente na indústria cosmética e também na alimentação humana.

Um dos países com tradição na culinária a base de palma é o México. Em reunião com a embaixadora Laura Esquivel, o presidente da Faepa, Mário Borba, confirmou a presença do país no Congresso, inclusive com a participação da chef mexicana Abigail Mendoza. A palma é tão marcante da cultura desse país, que está presente até na bandeira nacional.

O X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha conta com o patrocínio do Sebrae, Dry Grow, Banco do Nordeste, Sistema OCB/PB, Instituto Nacional do Semiárido e Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. Além de receber o apoio da CactusNet (FAO), Icarda, UFPB, UFRPE e Associação Brasileira de Palma e Outras Cactáceas.

3º Agropec Semiárido

Paralelo ao evento científico, a CNA e a Faepa promovem ainda a 3ª edição do Agropec Semiárido, com expectativa de público em torno de 2.000 produtores rurais e profissionais do agronegócio da região Nordeste. Nas edições anteriores, o seminário surgiu na Bahia e teve sua segunda edição realizada no Rio Grande do Norte.

Os principais temas discutidos na versão paraibana do Agropec serão: produção animal, palma e outras cactáceas, sustentabilidade, tecnologia, empreendedorismo, agroindústria e comercialização, para os quais estão sendo convidados palestrantes de todo país.

Além das palestras técnicas, o evento também contará com oficinas e vitrines gastronômicas com foco em palma, cachaça, queijos e cortes especiais de caprinos e ovinos.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br