3 de julho de 2012
JPB realiza série de reportagens sobre o Semiárido paraibano
As consequências do desmatamento da caatinga foi o tema de uma série do JPB 2ª Edição. “Caminhos da Esperança” foi exibida nos dias 19, 20, 21 e 23 de junho, abordando questões como a falta de saneamento básico em municípios da Paraíba, o endividamento dos produtores rurais do semiárido e os desafios para um desenvolvimento sustentável nessa região.
As quatro reportagens foram realizadas por Laerte Cerqueira. A primeira matéria explicou porque a caatinga, um dos biomas de clima seco mais riscos do mundo, está ameaçado, além de mostrar o processo de desertificação, as consequências para o homem do campo e os exemplos de convivência sustentável com a seca. Já na segunda reportagem, foi exibido o canal de integração de águas do Rio São Francisco, no eixo leste, e como os municípios do semiárido que vão receber o benefício se preparam. Na terceira reportagem da série, os telespectadores acompanharam histórias de produtores rurais que, em época de seca, destroem o próprio ambiente para alimentar o rebanho, acabam se endividando e chegam a perder a terra, o único bem. No quarto e último episódio da série, entrou em pauta a busca por um semiárido sustentável, preservado, e com produtores convivendo com a estiagem. Esta foi a proposta do Nordeste e da Paraíba na Conferência das Nacões Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável- Rio +20.
“Caminhos da Esperança” teve imagens de Wellington Campos, edição de Eisen Almeida e Thiago Martins, produção de Ellyka Gomes, arte de Wister Galvão e assistente Thiago Ferreira.
Confira todos os espisódios da série:
Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4
Fonte: TV Cabo Branco/ G1PB