26 de abril de 2013

Laboratório melhora rebanhos de ovinos e caprinos


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A vocação do Piauí para a ovinocaprinocultura coloca o estado como um dos grandes potenciais do Nordeste e a melhoria do rebanho é uma das principais metas de muitos criadores da região. O único laboratório de melhoramento da raça do estado está localizado na cidade de Campo Maior, na região Norte.
Na fazenda Santo Antônio foi criada uma central de reprodução para coletar e armazenar sêmens e embriões, além de realizar a produção assistida de animais premiados. O local é o único do estado homologado pelo Ministério da Agricultura e tem autorização para comercializar em todo o Brasil.
De acordo com a veterinária Vitória Lages, é preciso seguir um padrão rigoroso para a coleta dos materiais, através de um levantamento sanitário. “É exigido que esse animal passe por uma quarentena, quando fica disponível para exames e controle de qualidade genética. Só levamos ele para a central depois que ele tem todo o aspecto sanitário avaliado “, disse.
Os sêmens que podem ser utilizados para a inseminação artificial dos animais ou para o melhoramento das raças, ficam armazenados nos botijões. Os estudos são desenvolvidos com duas raças de caprinos: Anglo-Nubiano e Boer, e duas de ovinos, Santa Inês e Dorper.
O resultado de tanto trabalho e investimento é o surgimento de animais de alta qualidade genética. “O processo de melhoria de qualquer criação, seja no caprino, ovino, bovino ou no equino, é um processo que requer investimento do criador. Normalmente essas atividades começam a partir de um hobby, depois você busca uma sustentação e o transforma em negócio”, conta Valter Alencar Neto, presidente da Câmara setorial do caprino e ovino.
Ainda de acordo com Valter, ao incorporar tecnologia ao setor, a atividade de criação destes animais torna-se mais valorizada e lucrativa. “Com o laboratório começamos a produzir em uma escala maior e temos mais produtos a ofertar para os criadores de todo o estado e também do país”, explica.

Fonte:  G1 com Equipe FarmPoint