4 de maio de 2022

Líderes rurais da Paraíba discutem desafios do setor durante evento em Campina Grande


Ascom Senar
[addtoany]

Mário Borba, presidente do Sistema Faepa/Senar-PB

Lideranças rurais do segmento agropecuário do Estado vão se reunir nesta quinta (5) e sexta-feira (6) em Campina Grande. O encontro é promovido semestralmente pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), será realizado no Hotel Village e contará com cerca de 30 representantes de Sindicatos Rurais dos municípios.

Segundo o diretor-secretário da Faepa, Alberto Atayde, existem dois temas que deverão nortear as discussões: 1) a superação dos problemas proporcionados pela estiagem dos últimos 10 anos e 2) debater formas de combate à criminalidade no meio rural.

“A insegurança no campo está crescendo muito. Os produtores se sentem acuados e obrigados deixar de residir no campo. É através da voz Federação, fortalecida pelos Sindicatos Rurais e produtores, na base, que nós podemos provocar as autoridades a terem mais interesse em nos protege, para que possamos ter segurança em produzir alimento”, afirmou.

Além desses temas, haverá espaço para a definição de linhas de ação para a reorganização de alguns sindicatos. O objetivo é fortalecer as instituições para busca de soluções efetivas para o segmento. “O Sistema é uma cadeia que parte do produtor, passa pelos sindicatos até chegar a Federação e Confederação”, resumiu.

Serviços para o produtor rural

A representação da categoria é apenas uma das linhas de ação da Faepa. Através dela, e dos Sindicatos, os agropecuaristas também podem resolver problemas como: regularização junto ao Incra, Cadastro ambiental rural, regularização junto à Receita Federal, solução de problemas relacionados a eletrificação rural, entre outros.

Atendimento técnico ao produtor

Em programação paralela, os profissionais que atuam no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também estarão reunidos, pela primeira vez, após o período mais intenso de pandemia. Durante a quinta-feira (6), os técnicos de campo, supervisores e equipe de gestora do Senar vão debater as melhores formas de atendimento aos produtores rurais paraibanos.

A ATeG consiste em visitas mensais, realizadas por um técnico (zootécnica, agrônomo, veterinário, por exemplo) a produtores rurais com orientações sobre o manejo da produção e também sobre aspectos gerenciais do negócio rural. O atendimento é gratuito e deverá beneficiar em torno de 2.600 agropecuarista este ano.

“Nosso objetivo é alinhar as atividades e compromissos relacionados ao Programa Agronordeste, inciativa do Ministério da Agricultura e parceiros como o Senar, como também as novas perspectivas diante do Agronordeste II.  O foco do nosso encontro será fortalecer as atividades realizadas junto aos produtores atendidos, assim como aprimorar a qualidade desse trabalho”, explicou a gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Andrea Souza.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br