7 de abril de 2017

Logística e irrigação com auxílio de energia solar são tema de aulas práticas do Técnico em Agronegócio


Ascom Senar
[addtoany]

visita_empasa

Alunos visitam Empasa, em João Pessoa

Os alunos do curso Técnico em Agronegócio do SENAR-PB conheceram a experiências de empresas do estado nas áreas de logística e tecnologia aplicadas ao campo e à produção rural. Essas foram as primeiras aulas práticas do ano 2017 e aconteceram nos dias 18 e 25 de março. Os alunos do 3º semestre tiveram aula prática sobre Gestão da Produção e Logística para o Agronegócio.

Na primeira delas, a turma do polo de João Pessoa visitou o centro de distribuição de alimentos EMPASA e os de Campina Grande, a empresa Agrosil. Eles viram como são recebidos trabalhados e distribuídos os alimentos. Puderam acompanhar ainda todas as etapas da logística e quais as técnicas que são empregadas. Já os alunos de Alagoa Grande visitaram a Água Vitória e conheceram a rotina de funcionamento desde a fonte, passando pelo engarrafamento até a distribuição.

Também houve aulas práticas relacionadas às disciplinas de Tecnologia e inovação na agropecuária e Empreendedorismo e plano de negócio, do 4º semestre do curso. Os alunos de Alagoa Grande viajaram a Lagoa Seca, onde puderam observar tecnologia aplicada a produção leiteira nas ordenhas.

aula_prática

Visita a Gurinhém

O curso técnico em agronegócio do SENAR é semipresencial. A carga horária é dividida, de modo que 20% do curso é presencial. Além das provas, feitas no polo, o curso disponibiliza aulas teóricas e práticas. O intuito é que o aluno possa visualizar o que foi aprendido na teoria in loco.

“As aulas práticas são um contato que os alunos têm com a realidade. Ela oportuniza para que os alunos possam ver e conhecer o que aprenderam, além de abrir possibilidades pois funciona como uma espécie de cartão de visitas para o aluno e para o SENAR”, explica a chefe do departamento de ensino técnico, Poliana Queiroz.

Leia também

Produtor capacitado pelo SENAR sobrevive durante a crise
SENAR capacita 1156 pessoas nos três primeiros meses de 2017
SENAR quer ajudar população do campo a enfrentar surto de febre amarela

Compartilhar conhecimento

irriagação_esolar

Energia solar aplicada à irrigação

Egresso da turma pioneira do curso, Sebastião Pereira foi palestrante na visita técnica feita à unidade da Emater-PB, em Gurinhém. O foco da visita foi a utilização de energia solar para viabilizar a irrigação, mesmo tema que Sebastião desenvolveu no seu trabalho de conclusão de curso.

“Sou da turma pioneira e foi muito satisfatório ter participado e dado essa palestra. Por ser um assunto inovador, as pessoas prestaram bastante. A pesquisa começou em 2013 e o projeto foi financiado pelo Estado. Como deu certo, o Banco do Nordeste está financiando agricultores que queiram tomar a iniciativa”, explica Sebastião.

Para a aluna Gleyka Vasconcelos, a palestra de Sebastião foi incentivadora. “O projeto é inovador, vimos tudo o que foi dado na teoria. Essa é a importância das aulas práticas, temos a vivência de tudo o que estudamos na sala de aula”, conclui a aluna.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br