9 de março de 2020

Mário Borba participa de lançamento de Sistema para gestão dos serviços de inspeção do Mapa


Ascom Senar
[addtoany]

O presidente do Sistema Faepa Senar-PB e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, participou nesta segunda-feira (9) da solenidade de lançamento do sistema eletrônico de gestão dos serviços de inspeção de produtos de origem animal e vegetal e de insumos agropecuários (e-Sisbi), do Ministério da Agricultura.

O evento foi realizado no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste e contou com a presença da Ministra Tereza Cristina, do presidente do BNB, Romildo Rolim, entre outras autoridades, como secretários de agricultura e presidentes de federações da região.

Além de ser obrigatório para serviços de inspeção, o sistema será público. No e-Sisbi, com acesso por desktop e dispositivos móveis, o consumidor poderá consultar registro, rótulos, informações nutricionais, lista de ingredientes e âmbito de comercialização de produtos cadastrados nos serviços de inspeção.

O cadastro no e-Sisbi é obrigatório para os serviços de inspeção que aderiram ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e os serviços de inspeção vinculados a consórcios públicos de municípios interessados no livre comércio de produtos registrados na área de atuação. Também é pré-requisito para obtenção do Selo Arte.

A inclusão dos estados do Nordeste no Sisbi-POA é uma das ações previstas no programa AgroNordeste como estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Neste programa, o Senar é responsável por oferecer Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a produtores rurais. Serão 2.300 atendimentos só na Paraíba.

A programação também contou com um encontro de lideranças do Agronegócio. Na ocasião, Borba representou o presidente da CNA, João Martins, e destacou o trabalho da Ministra Tereza Cristina em prol do Agronegócio e do Nordeste.

Ele aproveitou, ainda, para cobrar que a agropecuária da região está na dependência da conclusão da BR- 020, que liga Brasília a Fortaleza, o que pode impactar no frete dos insumos e melhorar a viabilidade da pecuária no Semiárido.

Com informações do MAPA e do Sistema Faec Senar-CE

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb

senarpb.com.br