11 de abril de 2024

Missão do Banco Mundial visita cooperativas atendidas pelo Senar dentro do projeto Cooperar


Geisyellen Tháffyne
[addtoany]

 

O Senar acompanhou a caravana de avaliação das atividades da parceria entre o projeto Cooperar e Senar, com a presença do Banco Mundial. As visitas aconteceram ao longo da semana em cooperativas paraibanas e serviu para que o trabalho efetuado fosse supervisionado.

“Para o Senar foi um momento de compartilhar o trabalho que vem sendo feito perante a equipe de técnicos e supervisores, realizada com foco na melhoria da qualidade de vida dos cooperados e na produtividade dacooperativa assistida. Escutamos cooperados, beneficiados, e percebemos como a equipe vem sendo recebida e agregando esse grupo”, comenta a Gerente do Dater, Andrea Souza.

Os representantes de cada instituição e projeto foram divididos em três equipes que seguiram rotas diferentes e percorreram algumas cidades da Paraíba, visitando cooperativas das mais diversas cadeias produtivas.

Visita na COFEP, em Pilões.

“Durante a visita observamos que algumas cooperativas estão bastante avançadas, e estamos muito satisfeitos com o avanço do projeto. Em cerca de um ano muitas cooperativas já assinaram convênios com o Cooperar, dando início às atividades de compras e capacitação” explica o gerente do Banco Mundial para o Projeto Cooperar, Leonardo Bichara.

A parceria entre Senar e Cooperar, evidencia um enorme potencial dos agricultores familiares da Paraíba. Em um curto período, ao todo foram transformadas dez associações em cooperativas. Agora, capazes de emitir notas fiscais, essas cooperativas estão mais consolidadas e prontas para participar tanto do mercado institucional quanto do mercado privado.

“O Senar veio para somar com o Cooperar, nós não tínhamos uma estrutura tão grande que pudesse fazer todo esse trabalho. Então com a capacitação e conhecimento do Senar, estamos vendo e colhendo bons resultados na agricultura paraibana. Nós visitamos cooperativas em diversas cidades e vemos o esforço que os técnicos tanto do Cooperar e do Senar fazem continuamente”, afirma o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama.

Em Santa Rita, estiveram na sede da Cooprafe, Cooperativa Mista de Produtores Rurais na Agricultura Familiar da Paraíba. Atualmente, dois técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial prestam atendimento à Cooprafe. Com dedicação e o suporte dos técnicos, a organização evoluiu de uma simples associação para uma cooperativa consolidada, contando agora com aproximadamente 132 produtores.

“O projeto foi uma das melhores coisas para a minha propriedade. Com ajuda dos técnicos fizemos mudanças principalmente no controle gerencial que antes não havia. Com isso começamos a ter um grande desenvolvimento”, comenta Ricardo Vicente, produtor atendido pelo projeto.

A caravana teve início na segunda (08), e se encerrou nesta quinta-feira (11) com uma reunião de acompanhamento do convênio entre o banco e o cooperar, onde foi realizada a análise e discussão do andamento e avaliação das atividades.

A parceria entre Senar e Cooperar tem o objetivo de atender e capacitar produtores rurais do Estado, oferecendo assessoria técnica e realização de cursos e integrando o projeto Paraíba Rural Sustentável.