3 de novembro de 2015

Senar Brasil realiza ações de prevenção ao Câncer de Próstata


Ascom Senar-PB
[addtoany]

novembro azul 3

 

 

 

 

 

 

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) aderiu ao movimento Novembro Azul, que chama atenção para a realidade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce com campanhas de conscientização realizada durante todo o mês. É o momento de lembrar os homens e as mulheres – mães, esposas, filhas e irmãs – sobre os problemas de saúde, a importância dos cuidados  e da prevenção de doenças essencialmente masculinas.

A campanha Novembro Azul foi criada em 2012 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e mobiliza municípios de todo o Brasil, colorindo cartões-postal de azul e levando mensagem de conscientização em apoio à ação. O Senar firmou parceria com o Instituto Lado e Lado para disseminar em seus cursos os mais diversos materiais informativos na área de saúde, como cartilhas, folders e vídeos, em 2016.

Já em andamento em 2015, o programa  “Saúde do Homem”,  em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU),  implementou ações de promoção da saúde do homem com informações sobre prevenção, tratamento e cura do câncer pênis e de próstata, além da coleta de exames de sangue (PSA) exame físico (toque retal).

Nos projetos-piloto realizados em Santa Catarina e em Alagoas, as ações do Senar atenderam 350 produtores e  trabalhadores rurais em palestras informativas,  280 exames de PSA e  135 homens com exames físicos realizados por médicos especialistas. Cerca de 90% desse público nunca havia se consultado com um médico urologista. Quando há alterações nos exames de PSA e toque retal, as seccionais da SBU acompanham e encaminham os pacientes para as secretarias municipais de saúde para o início do tratamento.

De acordo com a coordenadora da área programas e projetos na área de saúde rural do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Deimiluce Fontes Coaracy, a intenção é realizar atividades de prevenção durante todo o ano e não somente num mês específico. Ela explica, ainda, que as ações na área de saúde desenvolvidas pelo Senar têm enfoque educativo e preventivo, objetivando mudanças de comportamento individual e coletivo, em adequação às condições ambientais e perspectiva de melhoria da qualidade de vida dos brasileiros que vivem na área rural.

Neste mês, o programa Saúde do Homem vai desenvolver ações de promoção e prevenção nos municípios catarinenses de Urupema (07/11) e Bom Retiro (27/11), com previsão de atendimento de 500 homens.

A expectativa é que outras Administrações do Senar façam a adesão ao programa para ampliar o atendimento, em 2016.

SBU chama atenção para a prevenção

A alta incidência da doença no Brasil mostra que as ações preventivas e o acesso à informação são de extrema relevância. De acordo com a SBU, anualmente, há aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata no País. Um novo caso é registrado a cada 7 minutos, causando a morte de quase 14 mil brasileiros por causa desta doença.

O médico urologista e coordenador do Escritório de Representação da SBU em Brasília, Romulo Maroccolo Filho, enfatiza a importância da parceria entre Senar e SBU. “Essa é uma oportunidade ímpar de levarmos ao homem do campo atendimento especializado em saúde e de desenvolver programas de prevenção de doenças mais comuns em homens do campo. Vamos trabalhar juntos no Programa de Saúde do Homem do Campo,  Senar e SBU, levando atendimento urológico e orientações de saúde ao homem e famílias rurais”, declara.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1332
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil