16 de setembro de 2015

Começa Paraíba Agronegócios


Ascom Senar-PB

GGando Sindi, Fazenda Riacho do Navio, Campina Grande PB_70_03

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza a 48ª Feira Agropecuária e de derivados da Paraíba. O evento acontecerá de 20 a 27 de setembro, no Centro de Eventos e Exposição Henrique Vieira de Melo. A Feira “Paraíba Agronegócios 2015” visa a realização de negócios para o setor agropecuário, comercialização de animais, máquinas e feno, além de apresentar novas tecnologias para os produtores rurais do estado.

Na programação, serão oito dias de feira dedicados ao agronegócio paraibano, com exposição de máquinas e implementos agrícolas, oficinas, cursos e palestras, julgamentos, shopping de animais, leilão de bovinos, feira de artesanato e de agricultura familiar e praça de alimentação. O evento também contará com a participação do Kennel Clube da Paraíba, com exposição de diversas raças caninas, demonstração e campeonato de agility, esporte no qual o cão precisa superar obstáculos e campeonato nacional de cavalos da raça Mangalarga Machador.    

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, a retomada da Exposição é uma grande conquista para o Estado, já que vai possibilitar o retorno das negociações agropecuárias e movimentar a economia do setor. “A agropecuária comprovou que é o setor que vem alavancando e segurando a economia da Paraíba, por isso, precisamos mostrar aos produtores rurais, empresários, instituições financeiras, iniciativa privada e órgãos o quanto o setor é importante. Fazer um evento deste porte é um grande desafio para este ano, mas, sem dúvidas, será o marco de um recomeço”, disse Mário Borba.

Entre essas atrações está o leilão de animais de alto padrão genético promovido pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, que acontecerá no dia 26, às 11h. O tradicional leilão que acontece na Estação Experimental de Pendência, em Soledade, será realizado durante a Paraíba Agronegócios. Nele, estarão disponíveis 65 animais, sendo 26 da raça Guzerá, com 17 machos e nove fêmeas, 14 da raça Gir, composto por oito fêmeas e seis machos adultos destinados a recria e 25 da raça Sindi, com 16 machos e nove fêmeas. Os valores de pagamento serão divididos em até cinco vezes em parcelas iguais.

Os visitantes poderão conferir e adquirir animais de raça selecionadas como Gado Nelore, Sindi, Guzerá, Gir, Girolando e Holandês. Entre os equinos, o destaque é para a raça Mangalarga Marchador. Entre os caprinos e ovinos estarão em exposição raças como Dorper, White dorper, Santa inês, Boer, Anglo nubiana, Toggenburg, Alpina, Saanen, Savana.

A Feira de Exposição Paraíba Agronegócios 2015 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), da Gestão Unificada (GU), integrada pela Emater/Emepa/Interpa e da Defesa Agropecuária.

Inscrição

Os animais que participarão da feira precisam estar inscritos até está sexta-feira (18). As inscrições para os bovinos está acontecendo na sede da Faepa, localizada no bairro de Jaguaribe. Já para os caprinos e ovinos a inscrição pode ser feita na  Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), e os equinos na Associação Paraibana dos Criadores do cavalo Mangalarga Marchador (APCCMM).

Programação:

PROGRAMAÇÃO GERAL – PB AGRO 2015 14.09

Confira o vídeo promocional da Feira Paraíba Agronegócios 2015:

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br