17 de agosto de 2015

Paraíba dará inicio a elaboração do Plano Estadual do Projeto ABC


Ascom Senar-PB
[addtoany]

SONY DSC

Durante a manhã desta segunda-feira (17), foi realizada a reunião do Comitê Gestor do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O evento aconteceu no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), e foi comandado por Demilson Lemos de Araújo, da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) do Estado e Hermes Ferreira Barbosa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Estado.

Representantes de diversas entidades se reuniram com o objetivo de definir os pontos a serem apresentados no Plano Estadual do Programa ABC, que será elaborado durante a Oficina de Trabalho para Construção do Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do estado da Paraíba, nos dias 24, 25 e 26 deste mês.

Segundo o assessor da presidência da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Domigos Lélis, os integrantes da oficina vão elaborar o cenário para conhecer a realidade do Estado e preparar o Plano Estadual com identificação das regiões potencialmente estratégicas para sua implementação. “Nós temos o compromisso de mitigar e adequar as mudanças requeridas pelo projeto, adaptando o plano ao nosso estado”, falou.

O Plano Estadual será norteado pelo Plano Nacional do ABC, que tem como objetivo cumprir o compromisso do Governo Federal de deixar de emitir 1 bilhão de toneladas de gás carbônico até 2020, por meio da redução do desmatamento, ampliação  da eficiência energética e adoção de uma agricultura que objetive a recuperação de pastagens e áreas produtivas degradadas.

Participaram da reunião representantes de diversas instituições, como:  Sudema, Mapa, Sedap, Emater, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Emepa, Asplan, Cooperar, UFPB, Embrapa, Seafds, Faepa e Senar-PB.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br