28 de setembro de 2021

Paraíba sedia exposições nacionais de caprinos e ovinos até sábado


Ascom Senar
[addtoany]

Expo Apacco 2021 é maior evento de caprino e ovinocultura da América Latina, com 2 mil animais expostos

Campina Grande (26/09/2021) – Começa nesta segunda-feira (27), a Expo Apacco 2021, uma exposição de caprinos e ovinos que acontece no Parque de Exposições de Campina Grande e seguirá até o próximo sábado (2). O evento marca a retomada das feiras agropecuárias no Estado e é a maior exposição de caprinovinocultura da América Latina.

Durante seis dias, o evento vai abrigar exposições nacionais de raças leiteiras, da raça Boer e da Somalis. Além das disputas nordestinas da Dorper e White Dorper e também da Copa Cabrito, da raça Anglo Nubiana. Ao todo, o evento deverá receber em torno de 2 mil animais.

“Temos criadores de São Paulo, do Pará, Rio Grande do Sul e vários outros pontos do país, além dos próprios paraibanos. Isso é um reconhecimento ao patrimônio genético que o Estado lançou para todo país. Esse é grande evento que a sociedade em geral deve prestigiar”, ressaltou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Borba.

A solenidade oficial de abertura da Expo Apacco será realizada na quarta-feira (29), às 18h e contará com a presenta de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Nesse momento de retomada das atividades econômicas, esse é um marco histórico: a Paraíba, que é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, realiza o maior evento da ovinocaprinocultura da América Latina, em função da quantidade de animais inscritos”, avalia Pedro Martins, presidente da Apacco, uma das instituições realizadoras do evento.

Protocolos sanitários

Por conta da pandemia da Covid-19, a Expo Apacco vai seguir uma série de protocolos de segurança que incluem a redução do acesso de público geral ao parque, restrito a 50% da capacidade; disponibilização de álcool gel; verificação de temperatura de criadores, expositores e tratadores, além da exigência do uso de máscaras para todos.

Também levando em conta a segurança sanitária, o evento contará com transmissão pela internet, através do canal do Youtube da Apacco. Mas o público que desejar visitar o parque, poderá ter acesso diariamente no horário das 10h às 21h.

A Expo Apacco 2021 é realizada pelo Sistema Faepa/Senar Paraíba, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e Sociedade Rural da Paraíba, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), do Sebrae, Organização das Cooperativas Brasileiras-PB (Sistema OCB-PB), e do Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br