20 de junho de 2016

Paraíba seleciona jovens que vão representar estado na etapa nacional do CNA Jovem


Jocélio Oliveira

João Pessoa sediou terceira etapa do CNA Jovem no último fim de semana

João Pessoa sediou terceira etapa do CNA Jovem no último fim de semana

Extrair o melhor de cada pessoa envolvida nos processo de produção dentro do agronegócio foi principal aprendizado que o CNA Jovem ofereceu a Iury Araújo. “Como cada pessoa tem um jeito particular, desde fornecedores a funcionários, essas etapas ajudaram a desenvolver a questão de relacionamento nesse ambiente, para tirar o máximo de cada um”, explica. O engenheiro Ambiental, que atua em Sousa, cidade do sertão paraibano, foi um dos selecionados na Paraíba para representar o estado na etapa nacional do programa.

Os quatro nomes foram divulgados durante a terceira e última etapa do Encontro Estadual do programa, que aconteceu no último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de junho, em João Pessoa. Além de Iury, também foram selecionados Rogério Leite Araújo, Márcio André Ernesto Ribeiro do Rêgo e Rafael Gouveia de Andrade.

Iury Araújo, Márcio André, Rogério Leite e Rafael Gouveia foram os quatro novos líderes selecionados na etapa estadual do CNA Jovem

Iury Araújo, Márcio André, Rogério Leite e Rafael Gouveia foram os quatro novos líderes selecionados na etapa estadual do CNA Jovem

Para um dos instrutores do programa, Pablo Araújo, o rendimento dessa turma foi acima da média. “Nós avaliamos os desafios propostos para todos e o nível deles está muito alto. Acredito que eu ficaria de fora se estivesse concorrendo com eles. O pessoal tem um potencial muito alto. As pessoas que vão para Brasília tem muita capacidade e com certeza estão na disputa para ir à China também”, comentou.

No encontro, oito projetos entre os finalistas foram selecionados para serem apresentados nessa última fase, e ao final, os 4 representantes da Paraíba foram escolhidos para a etapa nacional.  Segundo Gabriel Petelinkar, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar Paraíba (Dater), “todos os participantes fizeram um ótimo trabalho e, dessa forma, a escolha dos quatro finalistas foi muito difícil. Mas qualquer um deles tem capacidade de representar o sistema Faepa/Senar por onde forem, quer seja em congressos ou demais eventos”, disse.

Na ocasião, estavam presentes o Presidente do sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, o Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, e o Coordenador do CNA Jovem no Estado, Gabriel Petelinkar, além dos instrutores responsáveis pela avaliação dos jovens talentos.

Para avaliar os candidatos, o programa mantém um padrão nacional com recomendações da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para padronizar o programa em todo o país. Seguindo as avaliações, os instrutores pontuam os participantes por cada etapa e no final o resultado é validado pelo coordenador. O presidente Mário Borba ressalta que no CNA Jovem não há vencedores, mas sim pessoas que vão melhor representar a Paraíba na etapa final. “O mais interessante nisso tudo é que eles querem continuar no estado, podendo futuramente ser nossos instrutores e, quem sabe, presidente de Sindicato ou diretores e presidentes das federações”, ressaltou.

Programa pretende formar novos líderes para sucessão no agronegócio

Programa pretende formar novos líderes para sucessão no agronegócio

Para o Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, o programa CNA Jovem é uma oportunidade de incentivar a liderança local: “Para nós que fazemos a Faepa/Senar-PB é mais uma chance de tentar oxigenar o sistema com nossos jovens que estão com a mente voltada para a liderança, quebrando paradigmas e tentando levar educação de qualidade aos nossos produtores, que são nossa base”, falou. Na fase nacional, jovens de todas as federações vão se reunir para se capacitarem ainda mais, tendo a oportunidade de se desenvolverem ainda mais e serem selecionados para conhecer as demandas do agronegócio da China.

Essa é a expectativa de Iury Araújo, que garante repetir o esforço da etapa estadual também na disputa com jovens líderes de todo país.“Vamos passar para a etapa nacional e eu já me imagino na China. Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para conseguir”, disse.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br