1 de junho de 2016

Parceria do SENAR em projeto na Bahia é elogiada durante evento internacional


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Adapta Sertão foi citado em conferência do FUMIN, realizada na Colômbia

A parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na realização do projeto Adapta Sertão foi elogiada durante a conferência “Desafios e Oportunidades para a Resiliência Climática do Setor Privado”, promovida pelo Fundo Multilateral de Investimento (FUMIN) – do grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – com o apoio do Fundo Nórdico de Desenvolvimento (NDF). O evento aconteceu em Cartagena das Índias (Colômbia), no período de 25 a 27 de maio. O projeto foi reconhecido e premiado, em março deste ano, como a mais inovadora iniciativa de 2015 para a adaptação às mudanças climáticas, na categoria Associações de Produtores e ONGs.

Durante a abertura da conferência, Carlos Sanches, coordenador do Proadapt, enfatizou que a parceria do SENAR com o PROADAPT/FUMIN foi de grande importância para a realização do projeto Adapta Sertão na Bahia.

O SENAR foi representado no evento pela assessora técnica do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC), Fernanda Leite. Na opinião dela, a conferência foi muito importante para fazer contatos com instituições internacionais que estão sensibilizadas com a mudança climática e desejam investir recursos financeiros e tecnológicos no Brasil, para promover sustentabilidade no setor agropecuário e contribuir com a resiliência climática dos produtores e trabalhadores rurais que vivem nos diversos biomas brasileiros.

“Acredito que cooperação é a palavra mais importante neste momento para o SENAR, que está com novas perspectivas de expandir suas parcerias internacionais na elaboração e execução de projetos inovadores para o desenvolvimento rural e conscientização das pessoas sobre a importância da resiliência climática”, declara.

Segundo Fernanda, em conversa com Steven R. Wilson, especialista sênior do Departamento de Acesso a Serviços Básicos e Crescimento Verde do FUMIN, e com o coordenador do Proadapt, Carlos Sanches, foi solicitada a ajuda do SENAR para promover o lançamento da ferramenta do PROADAPT/FUMIN. A assessora técnica do SENAR sugeriu a realização do evento na Bahia, em homenagem ao projeto Adapta Sertão. A possibilidade será avaliada nos próximos meses.

O objetivo da conferência foi apresentar o sistema de assistência técnica do fundo PROADAPT/FUMIN, que amplia a capacidade de adaptação às mudanças climáticas e proporciona acesso a recursos tecnológicos e financeiros. Além disso, o evento buscou promover parcerias público-privadas para ajudar as instituições financeiras a quantificar e reduzir os riscos climáticos nas suas carteiras.

O encontro contou com a participação de diversas organizações internacionais, públicas e privadas, voltadas à agricultura climaticamente inteligente, turismo, seguros, transportes, infraestrutura, bancos, cidades sustentáveis e resistentes, entre outras. Os  debates envolveram modelos de negócios e os riscos climáticos relacionados com a nova análise de dados para a resiliência.

 

Assessoria de Comunicação do SENAR

(61) 2109-4141

www.senar.org.br

www.facebook.com.br/SENARBrasil

www.twitter.com/SENARBrasil