26 de março de 2019

Participantes do CNA Jovem vão propor soluções para os desafios do agro


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (25/03/2019) – Os 61 participantes de 21 Estados da 3ª edição do CNA Jovem Nacional participaram de um encontro, de sexta (22) a domingo (24) em Brasília, onde participaram de uma série de atividades, de debates e de palestras sobre o processo legislativo e, agora, terão a missão de apresentar nas próximas etapas soluções inovadoras para o setor agropecuário.

Superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, na palestra “Uma visão do futuro da agropecuária

Superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, na palestra “Uma visão do futuro da agropecuária”

No primeiro encontro nacional desta edição do programa promovido pelo Sistema CNA/Senar, os jovens foram divididos em grupos e definiram os seis desafios para os quais irão propor soluções. São eles: inserção de profissionais nas propriedades rurais, necessidade de agregar valor aos produtos agrícolas, organização de produtores com baixo volume de comercialização, ampliar a utilização de ferramentas de gestão, estimular a rentabilidade de produtores da classe C e o fortalecimento dos sindicatos rurais.

Para refinar os desafios, definir e priorizar os critérios que devem avaliar se o desafio foi vencido, os jovens terão suporte a distância, por meio de consultores contratados e ambiente virtual onde terão oportunidade de continuarem as atividades até o próximo encontro presencial, onde eles vão começar a trabalhar as soluções.

Andréa Barbosa explicaos critérios avaliativos da 3ª edição do Programa CNA Jovem

Andréa Barbosa explica os critérios avaliativos da 3ª edição do Programa CNA Jovem

Para a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa, os jovens demonstraram alta capacidade de articulação e empenho para a resolução de questões relacionadas ao desenvolvimento do agro.

 

“Os jovens mostraram o engajamento e disposição em trabalhar pela agropecuária brasileira. Neste primeiro encontro presencial focamos na identificação dos desafios do setor. Até a última etapa do CNA Jovem, eles deverão planejar e propor soluções para os desafios identificados”, afirmou.

Jovens lideranças debatem os desafios do setor agropecuário

Jovens lideranças debatem os desafios do setor agropecuário

As jovens lideranças do agro participaram de uma oficina para conhecer os detalhes do processo legislativo, em que tiveram a oportunidade de simular a elaboração de um projeto de Lei sobre a temática de defensivos agrícolas, passando por todos os trâmites. Na sexta (22), os jovens haviam feito uma visita técnica ao Congresso Nacional.
O jovem Antônio Vitor, representante Pará, definiu como “extraordinário” o primeiro encontro presencial do programa. “Volto para o meu Estado com muitos sonhos, com muita vontade de trabalhar pelo agronegócio e de inspirar outras pessoas a seguirem esse caminho”.

Antônio Vitor é o primeiro da esquerda para a direita

Antônio Vitor (esq.)

“Estar no CNA Jovem tem sido uma experiência sensacional que contribui para o autoconhecimento e de identificação dos nossos talentos para coloca-los a serviço do agro, um setor tão importante para a sociedade brasileira”, disse Antônio Vitor.

Para a representante de Roraima, Luana Souza, a oportunidade de conhecer jovens de vários estados e trocar experiências foi gratificante. Ela já faz planos para o próximo encontro presencial, que deve ocorrer em abril.

Luana Souza, jovem liderança do agro de Roraima

Luana Souza, jovem liderança do agro de Roraima

“A primeira etapa superou todas as expectativas e acredito que o próximo será melhor ainda porque estamos interagindo, cada vez mais, em busca de conhecimento e troca de experiências. Com isso, poderemos contribuir com o desenvolvimento da agropecuária”.

Amanda Faitta durante a oficina sobre processos legislativos

Amanda Faitta durante a oficina sobre processos legislativos

Amanda Faitta, representante de Mato Grosso, diz ter superado todas as expectativas. “Não esperava que fosse algo tão completo e tão complexo. Foi uma experiência maravilhosa para trocar informações e conhecer pessoas de todo o país e conhecer um pouco da realidade em que estão inseridas”, afirmou.
O CNA Jovem Nacional 2019 terá mais três encontros: de 26 a 28 de abril, de 31 de maio a 2 de junho e de 5 a 7 de julho. No encontro final serão anunciados as três jovens lideranças de mais destaque e o projeto vencedor desta edição.

 

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Imagens: Wenderson Araujo, Tony Oliveira e Iann Pereira
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil