16 de junho de 2015

Polos da Rede e-Tec na Paraíba investem em aulas práticas


Ascom Senar-PB
[addtoany]

DSC00570

Alunos do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil dos polos de João Pessoa e Alagoa Grande, participaram no último sábado (13), da sua segunda aula prática, desta vez na disciplina de Técnicas de Produção Vegetal. Os estudantes puderam visualizar como aplicar na prática os conteúdos que estão estudando, tanto no modulo à distância, quanto no presencial.

Na aula em campo, os alunos do polo de João Pessoa, visitaram o assentamento Camocim, localizado em Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba, que possui cerca de 20 produtores. Ao todo, são 70 hectares que produzem até 200 toneladas de mangaba por ano. No local, eles puderam conhecer através da experiência do produtor Edvaldo Xavier – que vive no Assentamento – as técnicas do cultivo da fruta. Entre elas, como deve ser feito o plantio e os procedimentos para a produção de mudas.

Segundo Poliana Queiroz, chefe do Departamento de Educação Formal do Senar Paraíba, o objetivo dessas aulas de campo é aproximar cada vez mais os estudantes do que ele vai vivenciar na prática enquanto profissional. “Os alunos ficam bastante motivados nos encontros práticos porque eles conseguem visualizar melhor como atuar enquanto técnico em agronegócio”, falou.

Já os alunos do polo de Alagoa Grande, visitaram o campus III da UFPB, localizado na cidade de Bananeiras. De acordo com a tutora presencial, Andréa Vasconcelos, a turma foi dividida em três grupos, no qual cada um ficou responsável por observar uma determinada cultura frutífera de acordo com as normas técnicas agronômicas.

Entre as culturas, estudaram sobre o maracujá, a manga e a citrus (laranja e laranja cravo). “Mediante a observação do local, eles emitiram um relatório em grupo, para posteriormente fazer as devidas intervenções”, disse. Para Andréa, a experiência de participar como professora na Rede e-Tec Brasil vem sendo bastante construtiva. “Sou instrutora do Senar-PB desde 2012 e esse curso técnico me deu a oportunidade de ter uma percepção diferenciada na sala de aula. Agora consigo ter a resposta sobre a metodologia que utilizo, se está sendo eficiente ou não”, relatou.

A próxima aula de campo já está marcada para o dia 27 de julho, onde será dada continuidade do que foi apresentado nesse último encontro. Os alunos do polo de Alagoa Grande vão novamente para o campus III da UFPB, em Bananeiras.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br