11 de dezembro de 2012

Portal de Inteligência Competitiva do agro brasileiro


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lançou, nesta terça-feira (11/12), o Portal de Inteligência Competitiva do Agro Brasileiro, ferramenta desenvolvida pelo Instituto CNA (ICNA), que terá todas as informações referentes ao agronegócio brasileiro e mundial. Este sistema reunirá desde as notícias de interesse dos produtores rurais até estudos e pesquisas sobre temas que envolvem a atividade agropecuária. Outra novidade do portal será a criação de um espaço dedicado à realização de webconferências, que possibilitará um canal direto de comunicação do setor com embaixadores brasileiros, adidos agrícolas e outras autoridades, no País e no exterior, para debater assuntos ligados ao setor rural.
“O Portal de Inteligência Competitiva do Agro Brasileiro fará o monitoramento do mercado agrícola, deixando o produtor rural brasileiro muito mais bem informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Com este instrumento, será possível antecipar tendências para o setor, elaborar cenários futuros e definir estratégias de ação para o agronegócio brasileiro”, destacou a presidente da CNA, ao apresentar o portal, que terá, entre outros dados, informações sobre a conjuntura econômica, meio ambiente, assuntos fundiários e temas voltados para a área social. Este instrumento também servirá de base para o Sistema CNA elaborar estudos e pesquisas.
Segundo a senadora, esta iniciativa faz parte da estratégia da entidade de ampliar e diversificar a pauta comercial do Brasil com outros países, identificando novas oportunidades de negócios para o setor agropecuário, além de expandir a pauta de exportações para os mercados consumidores dos produtos brasileiros. Neste contexto, um dos mercados que a CNA considera prioritário é a China, destino de 21% das vendas externas brasileiras. Para os próximos anos, a tendência é o país asiático ampliar suas importações de alimentos, para atender à demanda gerada pela meta do governo chinês de aumentar a renda per capita da população, o que poderá favorecer os produtos agropecuários brasileiros, como carnes, café e suco de laranja. O Portal de Inteligência Competitiva do Agro Brasileiro poderá ser acessado no endereço eletrônico www.canaldoprodutor.com.br/instituto-cna.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA