1 de junho de 2026

Presidente do Sistema Faepa Senar-PB marca presença na posse da nova diretoria da Fetag-PB


Ascom Senar
[addtoany]

O presidente do Sistema Faepa Senar-PB, Mário Borba, esteve presente na manhã da última sexta-feira (29) na solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (Fetag-PB). A cerimônia aconteceu com a participação de lideranças sindicais, agricultores familiares e autoridades de todo o estado.

O evento reuniu nomes importantes do setor agropecuário e do movimento sindical rural, como o vice-presidente da Contag, Marcos Diniz; o presidente do Sindalcool, Edmundo Coelho; representantes dos 214 sindicatos rurais filiados à Fetag-PB; e o governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro.

Na ocasião, foi empossada a nova diretoria para o mandato 2026-2030. A federação seguirá sob o comando de Liberalino Ferreira de Lucena, que está à frente da entidade há 39 anos, tendo Rosivaldo Fernandes como vice-presidente. A chapa respeita a paridade de gênero, com igual representação de homens e mulheres na composição.

O governador em exercício Lucas Ribeiro reafirmou, durante o evento, o compromisso do estado com a agricultura familiar e com as políticas voltadas ao homem e à mulher do campo na Paraíba.

Reconhecida oficialmente em 26 de novembro de 1963, a Fetag-PB carrega uma história de luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A federação teve papel ativo em movimentos pelo resgate das liberdades democráticas, pela anistia, pelas eleições diretas e pela Assembleia Nacional Constituinte. Suas mobilizações contribuíram para conquistas que mudaram a vida do campo brasileiro, como a criação do SUS, a inclusão do trabalhador rural na Previdência Social e a igualdade de direitos entre trabalhadores urbanos e rurais.

A presença do Sistema na solenidade reforça o compromisso da entidade com o diálogo institucional e com o fortalecimento do setor agropecuário e dos produtores rurais da Paraíba.