22 de maio de 2015

Presidentes de Sindicatos participam de capacitação


Ascom Senar-PB
[addtoany]

SONY DSC

Durante os dias 20 e 21, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), promoveu o encontro de Atualização e Aperfeiçoamento para mobilizadores e presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais da Paraíba. A capacitação ocorreu no Netuanah Praia Hotel, localizado na orla de João Pessoa. Foram dois dias marcados por muitas discussões e treinamentos, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de se informarem sobre assuntos de extrema importância para o produtor rural.

Na quarta-feira (20), a palestra do representante da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Jancerlan Gomes Rocha, deu inicio a programação. Jancerlan falou sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e esclareceu todas as dúvidas referentes às informações ambientais que devem conter no cadastro e como se inscrever corretamente através do site. “A Sudema vem fortalecendo as articulações institucionais, para tornar a realização do CAR mais eficiente e encontramos no Senar Paraíba um grande parceiro”, ressaltou.

Para Tiburtino Cartaxo de Sá Filho, presidente do Sindicato Rural de Sousa, essa parceria entre o Senar-PB e a Sudema é de grande valia. “Em conversa com outros presidentes e mobilizadores, discutimos a importância da realização de palestras em cada sindicato rural, a fim de deixar o produtor mais informado sobre o cadastro. Mas só isso não é suficiente, também precisamos de pessoas qualificadas para esclarecer as dúvidas na hora do preenchimento dos dados”, comentou.

Já na quinta-feira (21), o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/PB, Antônio de Lisboa Dias, apresentou informações sobre o novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e a Certidão de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), além da nova Declaração Eletrônica para o cadastramento de imóveis rurais, que agora será realizada via internet, substituindo assim os formulários em papel. De acordo com Antônio de Lisboa, o foco principal da palestra foi dar de maneira geral o conhecimento sobre o SNCR. “Também deixei claro as definições de Módulo Fiscal, Módulo Rural e o quanto o CCIR é importante, já que sem ele o proprietário rural fica impedido de realizar atos de transferência de seu imóvel, ou obter empréstimos junto às instituições financeiras”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de Santa Luzia, Ricardo Amâncio de Lima, ressaltou a importância de eventos como esse. “Participar desses dois dias de capacitação foi de grande relevância para o nosso sindicato, pois dessa maneira estamos adquirindo mais conhecimentos, a fim de realizar um trabalho cada vez melhor”, falou.

Na manhã de hoje (22), aconteceu a eleição para presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa). Com maioria absoluta dos votos, o atual presidente da entidade, Mário Borba, foi reeleito para o triênio 2015-2018. A votação contou com 32 delegados representantes dos sindicatos de produtores rurais do Estado.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br