8 de abril de 2013

Programa de alfabetização do SENAR prepara para o mercado


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Trabalhadores rurais dos municípios de Jales, Aspásia, Turmalina e Vitória Brasil, no interior de São Paulo, estão tendo a oportunidade de iniciar os estudos por meio do Programa de Alfabetização para Trabalhadores Rurais sem Escolaridade promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do Sindicato Rural de Jales.
São, aproximadamente, 80 alunos entre jovens e adultos que estão se preparando para uma nova realidade do mercado de trabalho, uma vez que as exigências de algumas ocupações excluem um grande contingente de trabalhadores rurais, não apenas em nossa região, mas em todo Estado de São Paulo. O programa também tem como objetivo prepará-los para o EJA – Educação de Jovens e Adultos e sensibilizá-los para a importância da aprendizagem ao longo da vida.
De acordo com a instrutora Sônia de Oliveira Nogueira, o programa é ministrado em 300 horas de aulas, distribuídas em oito meses, com carga horária diária de 2h30/aula. Os conteúdos em sala de aula partem da realidade vivida pelos próprios alunos e da organização dessas informações pelo instrutor. “O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida por cada estudante”, explicou a instrutora.
O aluno Francisco Batista de Medeiros, de Jales, conta que está muito satisfeito com o programa e que após o término pretende dar continuidade aos estudos fazendo um supletivo. “Meu sonho é ser construtor, mas sei que para isso preciso estudar, saber ler e escrever. Tenho que aproveitar essa chance e me dedicar para conquistar oportunidades melhores de trabalho”, disse.
Cada um deles tem um sonho diferente, mas todos possuem algo em comum: a vontade de aprender, de mudar sua história de vida através do estudo.

Fonte: Vívian Curitiba