20 de agosto de 2012

Programa Empreendedor Rural forma turma em Guarabira


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Conscientes dos novos desafios do mercado e da necessidade de atualização permanente, os 22 formandos da turma de Guarabira receberam, na manhã do dia 16/08, o diploma de conclusão do curso Empreendedor Rural.  A cerimônia de encerramento aconteceu na sede do Sebrae Guarabira, onde foram realizados os 17 módulos do curso.

Promovido pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB e SEBRAE-PB desde 2007, o Programa Empreendedor Rural (PER) tem o objetivo de transformar os produtores em verdadeiros administradores rurais, com uma visão ampla e crítica de seu negócio, o que proporciona ao empreendedor tomar decisões seguras, produtivas e rentáveis.

Durante os 4 meses de curso, os participantes trataram de questões importantes para a gestão do agronegócio como diagnóstico e estudo de mercado, engenharia de projetos, avaliação e implementação do negócio e além disso, cada participante desenvolveu um projeto na sua área de produção. Na ocasião, os participantes assistiram a apresentação do projeto elaborado pelo formando Francisco de Assis Medeiros Jardelino, proprietário da Fazenda Pirauá, que tem como objetivo intensificar a produção de leite em sua propriedade.

O formando Francisco de Assis Medeiros Jardelino com o facilitador José Guedes Neto.

Para o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB e do Conselho Administrativo do Sebrae-PB, Mário Borba, o PER se destaca entre os demais treinamentos devido à mudança de comportamento que ele gera. “O PER promove uma mudança interna no produtor rural; uma mudança de atitude e de comportamento que faz com que sua visão se amplie e consequentemente seus horizontes e oportunidades também cresçam”, afirmou o dirigente.

Presidente Mário Borba entrega diploma a Osiel, formando da turma do PER de Guarabira.

De acordo com a superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira, o PER tem alcançado grande excelentes resultados devido ao seu diferencial em explorar não só técnicas administrativas e financeiras, mas técnicas de auto avaliação. “Os participantes aprendem a ter uma atitude empreendedora e também uma visão realista de seu negócio. Eles se tornam capazes de sentir seu negócio e de entender seu projeto financeiro”, afirmou Almiro.

O superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira

Outro ponto destacado durante a formatura foi a função de preparação de líderes que o PER também tem. “Toda esta mudança faz com que os produtores vejam que eles podem mudar o meio em que vivem e que podem mudar a realidade do agronegócio paraibano”, destacou o presidente Mário Borba.

O evento reuniu, além dos familiares dos formandos, autoridades e representantes das principais entidades ligadas ao setor rural, como BNB, Emater e Emepa.

O evento contou também com depoimentos dos participantes e dos representantes das instituições promotoras.

Depoimentos

“Se tivesse conhecido o PER antes, hoje minha realidade seria diferente”, Waldir Cardoso da Silva, formando.

“O que mais me marcou durante o PER foram as mudanças diárias. A cada encontro a gente podia sentir que saía diferente. Hoje, tenho certeza que estou muito melhor do que no dia que entrei pela primeira vez nesta sala” – Marcelo Maurício de Sena, vice presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande e formando.

“Foi um período muito agradável e extremamente enriquecedor”, Rômulo Duarte Cunha, formando.

“O PER mexe com nosso coração. Aliás, ele mistura muito bem a razão e a emoção, o que faz com que a gente enxergue as coisas de forma diferente, não só em relação ao trabalho, mas também em casa, na convivência com a família. É um curso para a vida!”, Jonildo Marinho de Lucena, formando.

“Durante os 4 meses de curso, eu tive a oportunidade de conhecer cada um dos participantes; de visitar suas propriedades, conhecer suas perspectivas, sonhos e planos e, principalmente, pude acompanhar a mudança na atitude e na maneira de cada um deles planejar seu futuro”, João de Deus Leôncio, Analista do Sebrae Guarabira.

“A gente trabalha para mudar realidades e ver a mudança em cada um destes formandos mostra que cada minuto do nosso trabalho vale a pena”, José Marcílio de Sousa Santos, Gerente Regional do Sebrae Guarabira.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475