30 de junho de 2016

Programa Negócio Certo Rural abre inscrições para turmas em cidades da Paraíba


Jocélio Oliveira João Pessoa, PB

por Maryellen Bãdãrãu

O Programa Negócio Certo Rural (NCR) está com inscrições abertas para aulas de empreendedorismo rural na Paraíba. O objetivo é formar 40 turmas em todo o Estado no biênio 2016/2017 com previsão de início das aulas para julho deste ano. As turmas estão condicionadas à demanda das cidades e o público interessado deve procurar o Sindicato dos Produtores Rurais mais próximo de sua cidade para efetuar a inscrição. Para participar do programa, o produtor tem que ter ensino fundamental completo e comprovar vínculo com a propriedade rural.

O Negócio Certo Rural é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem como objetivo capacitar o pequeno produtor e sua família a gerir as propriedades rurais. Podem participar até dois integrantes da mesma composição familiar, contanto que se associem aos trabalhos no campo.

Desde o início do programa, em 2010, o NCR já confirmou dois convênios com a regional da Paraíba, beneficiando mais de 880 produtores em 50 ações já realizadas. Agora será executado o terceiro, contabilizando 40 ações em várias cidades paraibanas. Para o Superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, esse curso tem dimensões gigantescas e traz benefícios para todos os envolvidos.

“É uma via de mão dupla: o Senar ganha porque levar educação e profissionalização para as pessoas do campo é nossa missão; o produtor ganha porque se capacita e se profissionaliza, obtendo mais oportunidades de melhorias dos resultados; consequentemente, a sociedade também se beneficia, pois com produção mais eficiente, teremos mais demanda e menor preço para a população que consome esses alimentos”, enfatizou o superintendente.

O NCR utiliza uma metodologia que facilita a aprendizagem e melhora o trabalho no campo, utilizando ferramentas simples de gestão nas quais os participantes aprendem a melhor administrar e desenvolver sua terra. As turmas serão compostas por até trinta pessoas, que vão ter aulas teóricas e práticas. Para o gestor do programa, Gabriel Petelinkar, “esse procedimento de ensino favorece aos participantes uma nova visão sobre negócio e de maneira muito clara.  Desde o produtor menos capacitado até o mais instruído tem condições de realizar o gerenciamento da maneira que nós ensinamos”, disse.

O programa oferece certificação com carga horária de 46h para os participantes, sendo 40h de conteúdo teórico, 2h de acompanhamento individual em sala e 4h de acompanhamento por propriedade. No final do curso, o produtor monta seu próprio plano de negócio baseado nas necessidades de sua propriedade.

Sobre o Sistema Faepa/Senar-PB: O Sistema é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado. Juntos fornecem suporte para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e representam os interesses educacionais, sociais e políticos dos produtores rurais de toda Paraíba. A Faepa é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, coloca seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do meio rural. Já o Senar é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pelo setor produtivo e que trabalha em prol da capacitação e educação no meio rural, através de cursos, treinamentos e assistência técnica.

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB

(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819

facebook.com/faepasenarpb

senarpb.com.br