19 de julho de 2013

Programa Sertão Empreendedor inicia as atividades na Paraíba


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O coordenador institucional do Programa Sertão Empreendedor: um Novo Tempo para o Semiárido e presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, esteve reunido, na manhã de hoje (19/07), com os presidentes dos seis Sindicatos Rurais da Paraíba envolvidos no projeto piloto e o coordenador de Projetos do Senar Central, Joaci Medeiros.
Em sua exposição, Joaci Medeiros apresentou o programa Viver Bem no Semiárido, utilizado na Bahia, como modelo e base para as próximas etapas do Sertão Empreendedor e frisou a importância do comprometimento de todos os envolvidos para o sucesso do programa. “As próximas etapas, que envolvem a seleção dos produtores rurais e da equipe técnica que farão parte do programa, são fundamentais para o resultado final de todo o projeto. Entre as características necessárias a todas as personagens, o comprometimento é imprescindível”, afirmou.
De acordo com Mário Borba, o programa Sertão Empreendedor será um divisor de águas para o Semiárido brasileiro, pois além de ser uma resposta direta aos efeitos devastadores da seca, também exige uma reflexão do produtor rural. “O programa pede uma grande mudança de comportamento do produtor. Ele faz com que os produtores mudem sua maneira de olhar para a sua propriedade e para a atividade agropecuária como um todo. Mostra a importância da utilização da tecnologia, da proatividade e da profissionalização. Esta é a grande sacada do programa”, afirmou o dirigente.
Além de passar as informações mais atualizadas sobre o andamento e ajustes do Programa, o encontro teve o objetivo de alinhar o discurso de toda a equipe envolvida e elaborar o calendário das Reuniões de Sensibilização dos produtores rurais dos municípios selecionados. Os eventos terão início ainda este mês.
Confira a agenda das Reuniões de Sensibilização:
Dia 31/07
08h30 – Campina Grande
14h00 – Juazeirinho
Dia 01/08
08h30 – Cajazeiras
14h00 – Sousa
Dia 02/08
08h30 – Catolé do Rocha
14h00 – Santa Luzia
O Programa
O Programa Sertão Empreendedor: um Novo Tempo para o Semiárido visa contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do semiárido paraibano mediante a difusão e aplicação de tecnologias de convivência com o semiárido e de gestão eficazes à promoção do aumento da produtividade e da rentabilidade da economia rural.
O programa, que terá seu projeto piloto executado nos municípios de Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Juazeirinho, Santa Luzia e Sousa, é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A meta é que o programa se estenda para 300 municípios de todo o nordeste após o primeiro ano de execução.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475