5 de outubro de 2015

Programa Útero é Vida do Senar leva ações de saúde para milhares de mulheres no país


Ascom Senar-PB

SONY DSC

Este mês é lembrado por destacar a importância da prevenção contra o câncer de mama e o cuidado com a saúde física da mulher, com a campanha Outubro Rosa. Durante todo ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza ações de promoção de saúde e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes com o programa Útero é Vida. Em 2014, o número de atendimentos foi de 49.874, entre exames preventivos de Papanicolau, palestras educativas, espaço de beleza, atividades recreativas para as crianças e outras ações de melhoria da qualidade de vida.

De janeiro de 2014 a junho deste ano, o Senar realizou, somente de exames preventivos de câncer do colo de útero, 10.071 mil atendimentos.

Em parceria com as prefeituras e as secretarias municipais de saúde, os eventos do Senar mobilizam um grande número de mulheres. Somente de janeiro a junho de 2015, o Senar beneficiou as mulheres com a realização de 16.718 atendimentos nas edições do Programa Útero é Vida.  Desse total, foram 2.678 exames de Papanicolau.

De acordo com a responsável pelo programa no Senar Brasil, Leilane Lopes Ribeiro Oliveira, a maior contribuição do programa para mulheres é difundir a importância do exame preventivo do câncer uterino, a quebra de tabu e de preconceitos, enfim os cuidados com a saúde.

“O exame preventivo ainda causa pavor, desconforto e constrangimento em muitas mulheres. A consequência disso é o alto índice da doença. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o câncer do colo do útero é, depois do câncer de mama, o que mais mata a população feminina no Brasil. A abordagem mais efetiva para o controle do câncer do colo do útero é o diagnóstico precoce por meio do exame citopatológico. O Senar está empenhado nessa campanha”, explica Leilane.

eventos outubro (135)

Ações convergentes

Em Goiás, o Programa Útero é Vida iniciou as atividades em 2011. Nos dois primeiros anos 3.184 mulheres participaram das palestras de sensibilização e foram realizados 8.320 exames preventivos de câncer de colo de útero.

Segundo a coordenadora Pollyana Ferreira da Silva, entre janeiro de 2014 e setembro de 2015, mais de 720 mulheres se submeteram ao exame preventivo.  “As palestras de sensibilização do Senar/GO estão sendo realizadas como forma de capacitação e atualização para os agentes comunitários de saúde e lideranças locais. Com isso,  eles também realizam a mobilização da comunidade para os dias de coleta”, comemora Pollyana.

Sueli Silveira Rosa coordena as atividades do Senar na região Sul de Santa Catarina e reforça a importância do Programa Útero é Vida. “Já detectamos várias mulheres que nunca tinham realizado o exame Papanicolau e outras que realizaram há muitos anos. Há ainda aquelas que até participar do programa nunca tinham ido ao cabeleireiro ou manicure”, revela.

“É emocionante e gratificante ver a alegria estampada no rosto destas mulheres esquecidas no interior onde vivem. O programa é maravilhoso, objetivo e apresenta resultados fantásticos. Desperta para a necessidade de prevenção, cuidados coma a beleza, autoestima, valorização e tratamento imediato por parte das prefeituras. Essa contribuição do Senar obtém resultados impactantes”, comemora Sueli.

Neste mês de outubro, três municípios catarinenses receberão as ações do Programa Útero é Vida. Além do exame preventivo, haverá  verificação de sinais vitais, palestras diversas conforme os maiores problemas do município envolvido, atividades artísticas, espaço beleza, alimentação, kit beleza, entre outros

Conheça melhor o programa Útero é Vida: http://bit.ly/1Mbly1w

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1332
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil