18 de dezembro de 2012

Projeto Balde Cheio Paraíba é aprovado


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Foi aprovado hoje (18/12), pela Fundação Banco do Brasil, o Projeto Balde Cheio: Replicação de Tecnologia Social na Paraíba, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PB), com o objetivo de promover o desenvolvimento da pecuária de leite no estado, demonstrando a viabilidade econômica da pequena propriedade rural em sistema intensivo de produção de leite, tendo como ferramenta a transferência de tecnologia aos técnicos e produtores em treinamentos e cursos.
O presidente do Conselho Administrativo do SENAR-PB, Mário Borba, afirmou que a Paraíba é um dos maiores produtores de leite do Nordeste e que o Sistema FAEPA/SENAR-PB pretende, com o “Balde Cheio”, expandir a bovinocultura leiteira no estado. “Os produtores de nossa região dispõe de condições bastante interessantes para a atividade leiteira e não percebem. Têm um grande potencial e recursos para gerar lucro e movimentar a economia, mas precisam de capacitação técnica e tecnológica para isso”, disse.
O projeto que também tem como parceiro a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba prevê, além da realização dos cursos, a implantação de 4 unidades demonstrativas utilizando a metodologia Balde Cheio, em 4 propriedades rurais, nos municípios selecionados para sediar as ações do projeto: Alagoa Grande, Aroeiras, Monteiro e Soledade.
O Projeto
O projeto Balde Cheio Paraíba irá proporcionar o repasse de modernas tecnologias de produção leite, por meio de treinamentos e cursos a produtores de leite do estado da Paraíba, utilizando-se de pequenas propriedades leiteiras de cunho familiar como “sala de aula prática”, onde várias técnicas serão sugeridas, discutidas por todos os envolvidos (instrutores credenciados pelo Programa da Embrapa, técnicos e produtores), adequadas à realidade de cada propriedade e, por fim, implementadas. Busca-se, desta maneira, conduzir o trabalho com foco no sistema de produção como um todo.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475