5 de junho de 2013

Pronatec do SENAR formará futuros extensionistas do Brasil


Ascom Senar-PB
[addtoany]

“O Pronatec, além de formar jovens e pequenos produtores, vai também formar extensionistas rurais” anunciou o Secretário Executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, durante o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais. O evento do Sistema CNA/SENAR aconteceu logo após o lançamento do Plano Safra 2013/2014 nesta terça-feira (4), acompanhado por presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária, Superintendentes do SENAR e por mais de 500 dirigentes de sindicatos rurais.
O secretário destacou a importância do Pronatec do SENAR durante palestra sobre o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural que vai ser implantado em breve pelo Sistema CNA/SENAR. Daniel Carrara informou que o SENAR deve criar um curso específico dentro do Pronatec para formar os extensionistas rurais necessários para atender a demanda da assistência rural. “Se você for fazer assistência técnica para um milhão de produtores, por exemplo, para grupos de 30, vai precisar de 30 mil técnicos capacitados e empregados. Ou seja, é esse o nicho de mercado que o Pronatec do SENAR vai poder atender”, revelou.
Ele explicou ainda como funcionará a Rede de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Agropecuário da região do Arco Norte, anunciada pela presidente Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Safra e que vai ser desenvolvida por meio da parceria entre o Sistema CNA/SENAR, a Embrapa e o Ministério da Educação.
“O Arco Norte é um eixo de desenvolvimento natural e de alta tecnologia, com demandas por capacitação específicas. Serão criados centros de referência para a formação tecnológica. Teremos uma rede com uma instituição âncora em que todos nós vamos fazer um esforço em prol da inovação e da formação técnica de profissionais de campo nas áreas específicas de agricultura de baixo carbono, agricultura de precisão, bioenergia, cana-de-açúcar, irrigação, pecuária de corte e silvicultura de espécies nativas.”
O Pronatec do SENAR também vai contribuir com a rede do Arco Norte, na formação inicial e continuada de jovens. A rede também contará ainda com outras formas de educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino: técnico de nível médio e superior, presencial e a distância, além do desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica. 
Para os dirigentes sindicais presentes no encontro, o Pronatec do SENAR vai contribuir positivamente para a formação dos futuros profissionais do campo, como os técnicos extensionistas. “O Pronatec está trazendo muitas oportunidades para os nossos jovens que precisam de inovação. Realmente é necessário trabalhar o jovem para mantê-lo no campo. Essa formação é que vai contribuir para levar a assistência técnica”, acredita Eleneide Brilhante, do Sindicato Rural de Barreira no Ceará.
O presidente do Sindicato Rural de Araguaçu (TO), Carlos Ribeiro, concorda com Eleneide. “O Pronatec do SENAR veio em um momento espetacular. Percebo a grande aceitação do público no meu município. Os jovens ficam entusiasmados e doidos para participar das aulas, os instrutores também estão sendo muito bem treinados pelo SENAR. E pelo que tenho percebido como presidente do sindicato, a integração entre SENAR e sindicatos rurais está funcionando muito bem. No meu estado, o Pronatec do SENAR é sucesso total.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR