27 de junho de 2013

Pronatec do SENAR: na prática é melhor


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Os instrutores do Empreender no Campo, módulo que faz parte dos cursos do Pronatec do SENAR, estão aprendendo na prática o que é necessário para ser um empreendedor de sucesso. Eles participam esta semana de uma capacitação na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília e a ideia é que sejam multiplicadores e formem novos instrutores em seus respectivos Estados. No curso, os instrutores participam de dinâmicas de grupo e individual para terem uma visão macro e micro de uma empresa e como tomar decisões e lidar com frustrações na criação do próprio negócio.
“As dinâmicas da capacitação são importantes porque integram e passam o sentimento de unidade que é preciso numa empresa. E o curso nos dá a certeza de que os participantes vão disseminar o mesmo conteúdo em todos os estados”, avalia a pedagoga e técnica do SENAR MINAS, Tércia Almeida. Para ela, a capacitação também orienta o profissional a ter competência técnica para entender o seguimento rural e saber como empreender nele. “Há pessoas com perfil empreendedor e outras não. Para aquelas que não são é possível torná-las empreendedoras por meio de técnicas eficazes. Com isso, vão estar aptas a investir no próprio negocio no meio rural.”
A instrutora do SENAR Acre, Rocilany de Sousa, também destaca que as dinâmicas desenvolvidas na capacitação possibilitam entender a realidade de uma empresa e os desafios enfrentados por quem se torna empreendedor. “Trabalhamos em grupo, tomamos decisões e aprendemos a lidar com a frustração de não alcançar uma meta. É isso que vamos levar para os alunos do Pronatec, para despertar neles a capacidade empreendedora. Eles começam sem nem saber o que é gestão, mas no final do módulo, as atitudes mudam”, revela.
De acordo com a coordenadora de campo do Pronatec do SENAR e facilitadora da capacitação, Lourdes Hennemann, os instrutores participam de várias dinâmicas ao longo do curso e a ideia é que desenvolvam as habilidades individuais e em grupo. “Eles já desenvolveram um desafio empresarial e estão vendendo seus produtos pela empresa. Com as dinâmicas vão poder se perceber em situações de risco e a desenvolvere a competência, a eficiência e a eficácia empresarial.”

A capacitação do Empreender no Campo segue até sexta-feira, dia 28.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR