14 de novembro de 2012

PRONATEC no SENAR inicia novas turmas na próxima semana


Ascom Senar-PB

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) iniciará duas novas turmas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Os alunos do ensino médio dos municípios de Alagoinha e Guarabira receberão, a partir do dia 19 de novembro, a capacitação do Curso de Bovinocultura Leiteira.
Semelhante às demais turmas já iniciadas, cada cidade contará com 15 alunos participantes, todos eles estudantes do ensino médio. O curso de Bovinocultura Leiteira tem um total de 160 horas/aula. Dentro do conteúdo programático está inserido também o manejo de pastagem, conservação de forragens e aplicação de vacinas.
Segundo a assessora de Planejamento e gestora de Programas Especiais do SENAR-PB, Véra Figueiredo, é perceptível o engajamento dos alunos e gestores das escolas. “Em algumas turmas os gestores das escolas estão dando apoio total, disponibilizando salas, pessoal de apoio, e até mesmo merendas. As turmas, que já finalizaram o módulo 1 do Empreender no Campo, estão encantadas”, afirma Véra.
Reconhecimento
Reforçando o discurso da assessora de planejamento do SENAR-PB, alguns participantes do Curso de Fruticultura do Pronatec de Alhandra, do período da manhã, deram os seus depoimentos comentando o andamento do curso:
“A gente passa a entender que o Pronatec é um programa de aprendizado que nos incentiva a pensar mais e criar uma visão para o futuro, ser um empreendedor”, destacou o estudante do ensino médio, Elismael Farias.
“Vejo o Pronatec como uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. É um programa que vai modificar as nossas vidas; tenho certeza”, enfatiza Patrícia Dias da Silva, também estudante.
O instrutor responsável pelo primeiro módulo do Pronatec em Alhandra, Oliveiros de Oliveira, cativou a confiança e admiração dos alunos logo nas primeiras horas de aula. “O professor Oliveiros é um provocador de ideias e vontades. Ele nos encorajou a refletir vários aspectos, pessoais e profissionais, que contribuirão para o andar deste curso. A expectativa que tinha do Pronatec já foi superada”, revela a estudante Maria Helena Mendonça.
Saiba mais
Para promover o PRONATEC, o MEC fez um Acordo de Gratuidade, que tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos de entidades de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o SENAR, a contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas ao público alvo de cada entidade do sistema S.
Além disso, o programa também visa a construção, reforma e ampliação das escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; o aumento da quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação e a melhoria da qualidade do ensino médio.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475