16 de janeiro de 2018

Quais serão os cursos mais procurados na agropecuária em 2018?


Ascom Senar
[addtoany]

cursos_2018Preocupados em garantir uma maior rentabilidade do seu negócio e aprimorar suas técnicas no campo, cada vez mais produtores buscam fazer uma qualificação na área agropecuária. De acordo com informações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), alguns cursos terão uma maior procura por alunos para 2018.

Produtor está cada vez mais interessado em se qualificarProdutor está cada vez mais interessado em se qualificar

Segundo Ana Paula Mundim – assessora técnica da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), do SENAR, esses serão os cursos oferecidos pela instituição com maior número de vagas em 2018:  Trabalhador de Apoio à Agricultura (trabalhador volante da agricultura) com 13,5% dos participantes; Tratorista Agrícola, com 8,3% e Trabalhador na Agropecuária em Geral, com 7,8%.

Esses números são definidos a partir de um estudo feito pelo SENAR, que indica quais são as áreas com maior potencial para serem exploradas. “Nós fazemos um estudo prévio das situações sociais e econômicas do público alvo quanto à identificação de necessidades do mercado para que se evite programar atividades que não culminem no impacto desejado e que não atendam ao mercado de trabalho local”, explica Ana Paula.

O SENAR ressalta a importância de conciliar o conhecimento prático que o agricultor possui, muitas vezes passado de geração em geração, com uma qualificação técnica específica. “Isso ajudará na construção de uma visão justa, interdependente e, principalmente na tomada de decisões que tragam resultados mensuráveis, sem esquecer da aplicabilidade do que já foi aprendido”, ressalta a especialista do SENAR.

Outros cursos como Trabalhador da Pecuária (Bovinos de Leite, bovino de corte e equinos); Trabalhador no Cultivo de Árvores Frutíferas; Trabalhador na Apicultura e Supervisor de Exploração Agropecuária também estão aqueles que terão uma maior procura em 2018.

Mais informações sobre os cursos do SENAR você encontra aqui.

Datagro