5 de março de 2024

Queijaria atendida pelo Senar é a primeira a conseguir selo Arte na Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

Imagem cedida pelo proprietário.

A Queijaria Coruja, localizada em Barra de São Miguel, no Cariri Paraibano, alcançou um marco importante ao se tornar a primeira do estado a receber o Selo ARTE. Essa conquista é o resultado em conjunto de quase quatro anos de parceria entre a queijaria e o Senar-PB.

O relacionamento entre o Senar e a Queijaria Coruja teve início durante o evento Agronordeste I, desde então, o Senar tem fornecido assistência técnica e gerencial, dividida em duas etapas cruciais. Nos dois primeiros anos, o foco foi no manejo e criação de cabras, enquanto nos dois anos seguintes, a atuação se concentrou na área de Lácteos e Derivados, consolidando assim a qualidade e o processo de produção.

“Nós chegamos na fazenda trazendo a implantação da sala de maturação, controle de temperatura e umidade da sala de maturação, além de novas receitas e boas práticas de Fabricação (BPA), tudo para que sejam entregues os melhores resultados”, comenta Andréia Batista, técnica de campo.

Após a chegada da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, a produção diária de leite saltou de 12 para 30 litros, tendo assim, um aumento de 150%, isso com 18 animais em lactação.

Imagem cedida pelo produtor.

O Selo ARTE é mais do que uma simples certificação; é um reconhecimento da identidade e qualidade dos produtos alimentícios artesanais, abrindo portas para o comércio nacional desses produtos. Com este selo, os queijos da Queijaria Coruja poderão alcançar novos mercados, garantindo uma comercialização mais segura e qualificada.

“Essa é a realização de um sonho para todos que compõem a fazenda Coruja. Com este selo poderemos alcançar novos mercados, inclusive fora do Brasil, que é uma grande meta para nós”, comenta Pedro Pedrosa, proprietário da fazenda.

A conquista não apenas destaca o sucesso individual da Queijaria Coruja, mas também ressalta o papel fundamental do Senar-PB como catalisador do desenvolvimento e da melhoria de vida dos produtores rurais na Paraíba.

“Nós buscamos sempre mostrar o potencial que existe nos produtores rurais paraibanos, e consideramos o Selo ARTE como um verdadeiro prêmio. Essa conquista é também importante para estimular outros produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar a buscar essas premiações que trazem destaque para os produtores da Paraíba”, explica Andréa Souza, Gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar.

Queijo coroa de frade

Atualmente, todo leite produzido em sua propriedade é comercializado na forma de queijo boursin, creme chèvre e queijo de cabra. A busca pelo reconhecimento com a certificação de qualidade, reflete a dedicação e a força que os produtores rurais da Paraíba possuem.

“Foi uma conquista que além de ser importante para nós, também traz esperança para outros produtores que buscam pela certificação. Nosso plano agora é a ampliação da nossa linha de produção com foco sempre na qualidade”, afirma Pedro.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br