24 de março de 2022

“Quem faz o que gosta, nunca sai para trabalhar”, diz Alex, produtor atendido pela ATeG


Ascom Senar
[addtoany]

Produtor Alex Carneiro e família

Alex Carneiro residente no município de Cabaceiras, cariri paraibano morava na zona urbana com sua esposa Adriana da Silva e suas 5 filhas, mas para ele o sonho de trabalhar no campo sempre esteve ali.

“Se não for para viver da terra, eu não quero viver nesta terra”, relembra ele ao falar sobre uma de suas maiores inspirações, que era seu avô.

Quem também sempre o incentivou foi o padrasto de Adriana. Que vendo a sua vontade em viver do campo, lhe deu dois cabritos para que ele iniciasse. No entanto, os animais eram criados na propriedade dele e com seu falecimento, Alex precisou sair de lá.

Agricultor de Alagoa Nova dobra produção de banana com ATeG do Senar

E foi nesse momento que um amigo lhe ofereceu ajuda para que ele criasse seus animais em sua propriedade. Ainda assim, estava tendo dificuldades para manter a criação e ia com frequência a Secretaria de Agricultura a procura de ajuda. João Lázaro, que hoje atua como técnico de campo do Senar e acompanha Alex, trabalhava lá na época e comentou sobre o AgroNordeste com ele, que resolveu tentar.

O produtor conta que antes de conhecer o programa AgroNordeste e receber a ATeG do Senar as coisas eram complicadas e que em determinado momento achou que teria que desistir, pois não estava conseguindo manter. Mas que após três meses com a assistência, já estava vendo resultados.

“Depois da assistência a minha cabeça mudou totalmente. Hoje eu sei que a gestão é tão importante quanto criar. A nossa vida financeira mudou por completo”, comenta o produtor.

Técnico de campo do Senar, João Lázaro e Produtor, Alex Carneiro

“Com aproximadamente um ano de assistência técnica, conseguimos implantar um calendário de controle sanitário, um suporte forrageiro e voltar a questão para gestão, porque ele não tinha nenhum tipo de anotação e gerenciamento da propriedade, mas ele tem um futuro muito promissor”, destaca o técnico.

Alex fala que o apoio da sua esposa é muito importante, já que ele também tem um emprego formal e nem sempre chega a tempo para realizar as tarefas destinadas ao rebanho e Adriana toma a iniciativa de faze-las.

“Meus pais eram agricultores. Então o que aprendi com eles, hoje eu faço aqui, cuido da casa, coloco comida pra os animais. De tudo eu faço”, comenta ela.

Produtor Alex Carneiro e sua esposa Adriana da Silva

“A Adriana não é meu braço direito, ela é parte de mim”, diz ele orgulhoso ao falar da importância de sua companheira.

O que antes era apenas um sonho, hoje já se pode ver tornando-se realidade, enquanto novos objetivos vão surgindo durante o processo.

“Tenho dois grandes objetivos na vida. O primeiro é ter minha terra própria e o segundo é viver única e exclusivamente da agricultura e já tenho tudo planejado para a realização deles. Porque quem faz o que gosta, nunca sai para trabalhar”, finaliza o produtor repleto de esperança ao falar sobre os seus planos para dar continuidade a seu sonho.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br