15 de junho de 2022

Responsabilidade Social e Ambiental é tema de visita técnica no curso Técnico em Agronegócio


Ascom Senar
[addtoany]

Visita técnica da turma do curso Técnico em Agronegócio do polo de João Pessoa a Estação Experimental de Camaratuba da Asplan

Responsabilidade social e ambiental no agronegócio foi um dos temas das visitas técnicas  promovidas pelos polos dos cursos Técnico em Agronegócio do Senar na Paraíba. Em João Pessoa, os alunos foram até a Estação Experimental de Camaratuba da Asplan, que é referência no Nordeste pela produção de controladores biológicos das pragas broca-comum (Diatraea spp) e a cigarrinha da folham (Mahanarva posticata) que atacam canaviais e pastagens. Já os alunos dos polos de Alagoa Grande e Campina Grande tiveram a oportunidade de visitar a zona rural de Ingá, para conhecer o plantio de algodão branco e todo o processo produtivo e de certificação para exportação.

As visitas foram conduzidas pelos tutores Silvana Alves, Gilson Oliveira e Oliveiros de Oliveira. Silvana aproveitou para comentar sobre a importância das visitas técnicas para o desenvolvimento profissional e para absorção do conhecimento dado em sala de aula.

“As visitas são fundamentais para os alunos, porque complementam o ensino e por ser um recurso didático pedagógico que mostra de forma efetiva ótimos resultados educacionais, já que os alunos vivenciam o dia a dia da organização da empresa ao ouvir, ao observar e sentir, tornando o processo mais motivador e significativo para aprendizagem”, enfatiza Silvana.

Além disso, o Senar está com inscrições abertas para o 2º semestre do processo seletivo dos cursos técnicos em agronegócio, fruticultura e zootecnia nos polos de João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande. Para aqueles que se interessam pela área e desejam se inscrever, basta acessar o link e obter mais informações. http://etec.senar.org.br/processo-seletivo/

Visita técnica das turmas do Técnico em Agronegócio dos polos de Alagoa Grande e Campina Grande a plantação de algodão branco em Ingá

O tutor Oliveiros falou um pouco sobre a visita dos alunos dos polos de Campina Grande e Alagoa Grande a plantação de algodão orgânico branco em Ingá. “O aluno teve a oportunidade de entrar em uma plantação de algodão, perceber os espaçamentos, ver o tamanho da planta, identificar pragas e doenças e ainda contaram com a visita de um produtor falando sobre as perspectivas que ele tem a respeito do assunto”, comenta.

Quem também tem algo a dizer é Roberto Balbino, supervisor administrativo e hoje aluno do curso técnico em agronegócio do Senar. Ele conta que já tinha o desejo de cursar, mas o que lhe impulsionou a iniciar foi uma visita técnica realizada em seu local de trabalho.

“A vontade de ser aluno do curso técnico se manifestou através de uma visita técnica. Trabalho em uma associação como supervisor administrativo e fui informado que a turma do curso técnico em agronegócio viria fazer uma visita na associação. Foi durante essa visita que vi a grandeza tanto dos tutores quanto da turma, que é rica em conhecimento e indagação contextualizando a teoria com a prática”, contou.

Os cursos técnicos do Senar oferecem ao aluno a oportunidade de se capacitar de forma semipresencial, ou seja, parte do curso é ministrado de forma online através da plataforma e a outra parte de forma presencial e através de visitas técnicas para que seja colocado em prática o que foi dado na sala em conjunto com a experiência de ver como as coisas acontecem no dia a dia.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br