16 de abril de 2013

Seminário orienta agricultores sobre convivência com a seca


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A experiência do cultivo de culturas sem agrotóxicos será apresentada durante o Dia de Campo sobre Agroecologia,Transição Agroecológica e Convivência com o Semiárido que acontece, nesta quarta-feira (17), no sítio do agricultor familiar Givaldo Firmino dos Santos, da Comunidade Caldeirão, em Esperança, região de Campina Grande, a partir das 8h. O evento é promovido pelo Governo do Estado, Emater Paraíba e a prefeitura municipal. A capacitação é composta por quatro estações onde os agricultores poderão conhecer as tecnologias adaptadas à região e esclarecer suas duvidas.
Na primeira estação será conhecida a maneira correta de criação de galinha alternativa, atividade que vem se expandindo na região. Na segunda estação, serão abordados os tratos culturais com a produção de laranja, e na terceira estação, será abordada a produção e utilização de insumos naturais. Para finalizar, na quarta estação, o cultivo de hortaliças.
Várias espécies de verduras podem ser cultivadas através da hidroponia como: pepino, berinjela, agrião, rúcula, salsa, couve, repolho, feijão-vagem, brócolis, tomate, morango, mudas para silvicultura, plantas ornamentais e etc. Qualquer planta pode ser cultivada com esta técnica e outro grande segredo é que as atividades absorvem muito bem a mão-de-obra familiar.
PAA – Na cidade de São João do Rio do Peixe acontece, na quinta-feira (19), reunião com agricultores familiares e representantes do Conselho de Desenvolvimento Municipal Rural Sustentável, sindicatos de trabalhadores rurais e outras entidades para discutir a situação atual do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), pela Conab, no município.
Fonte: Secom-PB