15 de fevereiro de 2018

Senar amplia número de estados credenciados para levar tecnologias sociais ao campo


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília-DF (09/02/18) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) amplia sua participação na concorrência do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Na sexta (9), a entidade promoveu uma videoconferência com as Administrações Regionais do Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Distrito Federal para falar sobre a iniciativa e definir os próximos passos para credenciamento do Senar no programa.

“É importante o Senar se credenciar porque esse credenciamento servirá para participar desse e de outros programas do MDS, além de ser uma oportunidade para levar melhorias para as comunidades rurais do País”, afirmou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

Daniel Carrara, diretor geral do Senar

O Programa Cisternas atende famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou pela falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Propõe viabilizar tecnologias sociais e de baixo custo para promoção da água para consumo humano e para produção de alimentos. Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo.

As Regionais do Senar no Nordeste já se credenciaram e a intenção da entidade é realizar uma capacitação para instrutores. O intuito é aproveitar a experiência da região na construção de barragem subterrânea para gerar conteúdo e material para o programa.

“Trazendo para a realidade do Senar, vamos formar turmas de produtores das regiões atendidas pelo Programa Cisternas, dar capacitação e esses produtores sairão com o certificado do Senar, estando aptos a replicar a tecnologia cada um na sua propriedade”, disse o diretor de Assistência Técnica e Gerencial, Matheus Ferreira.

Matheus Ferreira, diretor de ATeG do Senar.

As Administrações Regionais do Senar vão se credenciar e aguardar os editais publicados pelas entidades gestoras, entre elas os governos estaduais, para participar da concorrência. Após publicação do edital, as entidades credenciadas apresentam as propostas e aguardam análise para celebração do contrato para executar o programa.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA