26 de novembro de 2021

Senar apresenta resultados da ATeG no Programa Agronordeste


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (26/11/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou, na quinta (25), de uma mesa redonda sobre o Programa Agronordeste, na 9ª edição do Semiárido Show, feira de inovação tecnológica online promovida pela Embrapa Semiárido.

Mauro Faria, assessor técnico da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, apresentou os resultados da ATeG dentro do projeto no período de novembro/2019 a outubro/2021.

A assistência técnica no Agronordeste é resultado de uma parceria do Senar, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Estamos atuando em 10 estados com 31.132 pequenos e médios produtores cadastrados, sendo 25.514 em atendimento em 16 atividades produtivas prioritariamente na região do semiárido”.

Segundo Faria, os atendimentos por atividade produtiva têm se concentrado nas cadeias da pecuária de leite, com 28,1% de produtores, seguido da ovinocultura de corte, com 21%, e da fruticultura com 15,8%.

O Senar fez um levantamento que mostrou que os produtores têm investido nas propriedades rurais a partir do atendimento técnico. Em uma amostra de 2.357 propriedades de bovinocultura de leite, por exemplo, o investimento foi de mais de R$ 16,6 milhões.

“Estão investindo na aquisição de bens de produção para aperfeiçoamento do processo e aumento de produtividade”, afirmou Faria.

Ele mostrou ainda depoimento de alguns produtores atendidos pela assistência técnica, que destacaram os resultados alcançados em seus negócios.

Em Minas Gerais, Edson Vander Lira melhorou a produtividade na produção de leite e passou de 80 litros por dia para 220 depois das orientações técnicas. No Piauí, o produtor Sérgio Gomes mudou a alimentação e o controle sanitário dos ovinos que cria, melhorando a gestão da propriedade e gerando mais receita.

Em Canindé de São Francisco (SE), a produtividade da acerola aumentou na propriedade de Josevane Fernandes, porque segundo ela, passou-se a ter um melhor direcionamento do negócio e a ter tudo na ponta do lápis com a ATeG.

“Os resultados da Assistência Técnica e Gerencial no Agronordeste são bem positivos mesmo com os impactos da Covid-19 na execução dos atendimentos”, concluiu Faria.

O programa

O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores rurais de municípios dos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além de Minas Gerais.

O foco é desenvolver a região com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar, auxiliando esses produtores a expandirem a produção e a comercialização, alcançando novos mercados. A iniciativa vai beneficiar 25,2 mil produtores até 2022.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte