30 de outubro de 2017

SENAR atende 190 mulheres em ação sobre saúde no sertão da Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

geralAtividade do programa Saúde da Mulher Rural aconteceu no município de São José de Caiana

Prevenção foi a palavra de ordem que orientou a segunda ação do programa Saúde da Mulher Rural do SENAR. Desta vez foram produtoras rurais de São José de Caiana, no Vale do Piancó, que foram beneficiadas em palestras, orientação e exames de mama e citológico, 189 ao todo. A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais do município e também da prefeitura.

“Esse evento só é possível por meio das nossas parcerias, tanto do sindicato rural quanto da prefeitura. Mas a adesão e interesse das mulheres do município é o que mais merece o nosso reconhecimento. A gente sabe que são canceres que tem quase 100% de cura, desde que sejam detectados precocemente com os exames que elas fizeram”, comentou a assessora de programas especiais do SENAR, Vera Figueiredo.

Vera Figueiredo, assessora de programas especiais do SENAR

Vera Figueiredo, assessora de programas especiais do SENAR

O presidente do Sindicato, Luiz Júnior Guimarães, também destacou a importância da realização de atividades que alertem sobre essas doenças. “Este mês simboliza a prevenção e conscientização, mas esse cuidado precisa se estender por todo ano. Essa é a mensagem que queremos deixar: temos que fazer o possível para nos proteger porque a prevenção é o melhor remédio”, afirmou.

Durante o evento, quatro mulheres que superaram o câncer de mama foram convidadas a dar os seus depoimentos sobre a importância do autoexame, da visita constante ao médico, mas principalmente sobre a necessidade de não esconder ou ter vergonha de ser vítima da doença. Pelo menos foi esta a mensagem da aposentada Maria de Fátima de Sousa, vítima do câncer de mama em 2009 e 2015.

Maria de Fátima de Sousa, aposentada, deu depoimento sobre sua experiência com o câncer de mama

Maria de Fátima de Sousa, aposentada, deu depoimento sobre sua experiência com o câncer de mama

“É muito importante a gente passar para elas que todas essas mulheres se cuidem também e não tenham vergonha, não tenham medo. Porque tem muitas pessoas que se envergonham, tem medo, quando sente qualquer problema diferente, estranho, já não quer falar para ninguém. Quanto mais rápido a gente cuidar, mais chances tem de se curar”, defendeu.

O cuidado com o bem-estar se estendeu por toda semana. Desde a segunda-feira que antecedeu o evento, as mulheres, tanto da zona rural quando da cidade, foram orientadas a fazer o exame citológico, 170 foram beneficiadas com esta ação. “Nós estamos tentando fornecer o melhor atendimento possível dentro da saúde e além das atividades desta semana investimento também na aquisição de produtos e na realização de outros procedimentos”, comentou o prefeito José Leite Sobrinho.

Presidente do Sindicato Rural entrega kit a mulher atendida pela ação do SENAR

Presidente do Sindicato Rural entrega kit a mulher atendida pela ação do SENAR

Além da conscientização, o Dia D da saúde da mulher também proporcionou bem-estar por meio dos cuidados com a beleza nos serviços de manicure e cabeleireira. Houve ainda programação para as crianças, que receberam orientações sobre escovação dentária, e ainda serviços relacionados à emissão do cartão do SUS, testes rápidos de glicemia, hepatite e HIV, além de orientação nutricional.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br