27 de junho de 2016

SENAR atualiza instrutores nas tecnologias ABC


Jocélio Oliveira

Profissionais de quatro estados participam de treinamento esta semana com foco nas tecnologias de baixo carbono do Projeto ABC Cerrado

Mudar a atitude e o comportamento do produtor diante das tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) para produzir mais e melhor, protegendo o meio ambiente, é o desafio dos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que atuam nas capacitações do Projeto ABC Cerrado. Para isso, profissionais de quatro dos oito estados que compõe o projeto: Piauí, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais participam esta semana, em Brasília, de uma atualização nas quatro tecnologias atendidas pelo ABC (Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Florestas Plantadas). O ABC Cerrado é promovido pelo SENAR em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura (MAPA) e com recursos do Banco Mundial.

“O SENAR procura sempre aperfeiçoar o conhecimento dos instrutores para levarem conteúdos atuais aos produtores. Esta semana, participam os profissionais dos estados que não estão incluídos no componente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e vão oferecer aos produtores apenas as capacitações, a exceção de Minas Gerais que participa dessa atualização também”, explica o coordenador do Projeto ABC Cerrado, Mateus Tavares.

Para o instrutor do SENAR Piauí, Josenildo da Silva Oliveira, o treinamento é importante porque dá embasamento para a capacitação dos produtores. “Nós levamos conhecimento para eles para que possam aderir às tecnologias do ABC e melhorar a propriedade rural fazendo, por exemplo, o manejo adequado das pastagens e a correção do solo, para ter ganhos não só econômicos, mas também sociais e ambientais.”

Segundo Oliveira, as capacitações de produtores já começaram no estado com a tecnologia de Recuperação de Pastagens Degradadas. “Eles recepcionaram muito bem o ABC, porque não conheciam as tecnologias, tudo é novidade. Ao voltar, já darei o último módulo do curso e já será um grande ganho se ao final eu conseguir que eles preparem o solo, manejem adequadamente a pastagem e respeitem a hora de entrada e saída dos animais no pasto.”

O treinamento é ministrado pelos consultores masters do projeto Alex Melotto, Moacir Medrado e Ronaldo Trecenti. Neste primeiro dia, os instrutores participam de uma aula sobre a tecnologia Recuperação de Pastagens Degradadas. “É preciso entender o produtor, se colocar no lugar dele. É necessário gastar um tempo para ouvir suas demandas e só depois disso ajudá-lo, porque você irá construir o conhecimento com ele e não para ele”, observa Ronaldo Trecenti.

O curso em Brasília segue até sexta-feira, 1º. Na quarta (29), os instrutores farão uma visita à Embrapa Cerrados para conhecer as tecnologias disponíveis na unidade, como o Sistema Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

Para saber mais sobre o Projeto ABC Cerrado, acesse o blog: www.senar.org.br/abcsenar 

 

Assessoria de Comunicação do SENAR

(61) 2109-4128

www.senar.org.br

www.facebook.com/SENARBrasil

www.twitter.com/SENARBrasil

www.canaldoprodutor.tv.br