30 de outubro de 2017

SENAR Brasil vai levar conhecimento técnico sobre sistemas de irrigação


Ascom Senar
[addtoany]

irrigação1Produtores terão a oportunidade de melhorar a produtividade com a gestão eficiente dos recursos hídricos

Brasília (26/10/2017) – Integrantes do Comitê Técnico do Programa de Irrigação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) se reuniram na quarta (25), em Brasília, para traçar estratégias para a iniciativa que vai levar conhecimento técnico sobre irrigação aos produtores.

O assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Rafael Diego Nascimento da Costa, apresentou as duas vertentes que vão nortear as ações do programa.

Assessor técnico do SENAR Brasil, Rafael Diego Nascimento da Costa

Assessor técnico do SENAR Brasil, Rafael Diego Nascimento da Costa

“Realizamos a formação de instrutores, buscamos parcerias e elaboramos os materiais didáticos para as capacitações. A ideia é atuar com a agricultura irrigada para a melhoria da produtividade focando no uso eficiente dos sistemas de irrigação”, falou o assessor.

Ele explicou ainda que os produtores poderão atuar de maneira estratégica em Comitês de Bacias Hidrográficas.

No encontro, os participantes conheceram os títulos das cartilhas que serão usadas como material pedagógico e tiveram acesso ao detalhamento dos módulos das capacitações.  Eles terão acesso ao conteúdo para realizar as considerações técnicas.

Antes mesmo do lançamento, o Programa de Irrigação do SENAR já conta com uma rede de parceiros, entre eles Instituto INOVAGRI, Instituto Galille, Embrapa e NETAFIM. Essas empresas são referência em capacitação e transferência de tecnologias.

Professor da UFMG, Flávio Gonçalves Oliveira

Professor da UFMG, Flávio Gonçalves Oliveira

Para o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flávio Gonçalves Oliveira, as ações estão bem encaminhadas. “Temos que ter a consciência de que a água é um recurso finito. Quando estamos passando por um período seco, todos têm tem que ceder. O caminho é trabalhar com o uso consciente da água”, contou.

Ainda participaram da reunião, o secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha; o vice-presidente institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Eduardo Veras; o coordenador de Formação Profissional Rural do SENAR Minas, Luiz Ronilson de Paiva; o coordenador de programas especiais do SENAR/RS, Alexandre Prado; o assessor técnico da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Gustavo Goretti e o consultor José de Sena Pereira Junior.

Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR/ICNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil