27 de abril de 2018

Senar capacita gestores e técnicos da edição 2018 do CNA Jovem Estadual


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília-DF (25/04/18) – A poucos meses de iniciar a edição 2018 da etapa estadual do programa de desenvolvimento de líderes CNA Jovem, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promove a capacitação de gestores e instrutores que vão atuar na etapa. Nesta semana, 10 Regionais dos estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins participam do curso que está sendo ministrado em Brasília.

A diretora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Andrea Barbosa, afirmou que o curso vai preparar os instrutores para contribuírem com o desenvolvimento dos futuros líderes do setor.

“O CNA Jovem vai investir muito nesse sentido para preparar quem de fato quiser assumir desafios complexos e resolver as questões do setor. Vamos preparar lideranças para o agronegócio, mas é uma contribuição para o País, que necessita de líderes em qualquer setor.”

A capacitação está sendo ministrada pelo instrutor de metodologia Ricardo Martim. A troca de conhecimento será feita por meio de diversas atividades e dinâmicas.

“Além da metodologia do programa, os instrutores vão aprender a orientar os jovens no detalhamento do desafio e na transformação disso em um plano de ação, que é o produto final da etapa estadual”, explicou a gestora do CNA Jovem, Fernanda Jackeline Nonato.

Esse desafio será desenvolvido durante a capacitação a distância em Liderança Empreendedora, uma novidade na edição deste ano e que será pré-requisito para participar da etapa estadual do programa.

Oliveiros Freire.

“O programa é extremante importante e necessário porque não podemos falar de futuro sem falar de jovens ou falar de economia sem falar do nosso pilar que é a agricultura”, destacou Oliveiros Freire, instrutor do Negócio Certo Rural e do Programa Empreendedor Rural no Senar Paraíba que participa pela primeira vez do CNA Jovem.

De participante a instrutor da etapa estadual, Pedro Henrique Menezes, de Roraima, conta que está feliz com a nova fase no CNA Jovem.

Pedro Henrique Menezes.

“É uma honra retornar como instrutor, porque o programa é excelente, motivador e inspirador. Vou poder passar minhas ideias e experiência profissional para que outras pessoas usufruam da minha vivência e assim se tornem líderes desse setor que só vem crescendo ano após ano no País.”

Etapa Estadual – O objetivo dessa fase é desenvolver jovens qualificados para atender o setor agropecuário principalmente da região onde vivem. Serão três encontros com intervalo de 30 dias entre eles, promovidos pelo SENAR nos estados.

Para participar, o jovem precisa ter entre 22 e 30 anos, com formação técnica ou superior, ter afinidade, interesse pelo setor e caraterísticas de liderança.

Após a conclusão dessa etapa, os participantes recebem o certificado de conclusão e poderão entrar para a Rede CNA Jovem, espaço para interação com egressos do programa, onde há acesso a conteúdos, notícias, webinars (webconferência) e ciclos de debates para propor avanços no desenvolvimento de soluções para os desafios da agropecuária.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
Fotos: Adriano Araújo
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA