26 de março de 2021

Senar comemora 27 anos de atuação na Paraíba 


Jocélio Oliveira

Alunos do curso técnico em visita técnica (antes da pandemia)

Há 27 anos o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba vem capacitando e orientando produtores rurais de todas as regiões do Estado. A data é comemorada no dia 4 de abril. Ao longo desse período, cerca de 210 mil pessoas já receberam algum tipo de atendimento do Senar, nas suas atividades de Formação Profissional, Promoção Social, Assistência Técnica e Gerencial e Programas Especiais, como Saúde do Homem e da Mulher Rural.

“O Senar Paraíba vem aumentando a sua atuação e também a importância do seu trabalho para o produtor, mesmo em 2020, no ano da pandemia. Acompanhando o desenvolvimento do campo, estamos levando tecnologia para as propriedades, através da educação, e também ensinando a correta administração das pequenas, médias e grandes propriedades rurais, com a nossa assistência técnica e gerencial e gerencial”, afirmou o presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba.

Cursos e treinamentos adaptados para os cuidados contra Covid-19

“Diante de um período tão desafiador, chegamos aos 27 anos com um compromisso ainda mais forte com o setor produtivo rural. Nessa pandemia, a sociedade percebeu e reconheceu o quão essencial é o nosso trabalho. Nos adaptamos para atender 5 mil pessoas em 2021, de forma presencial, virtual e híbrida em todas as nossas linhas de ação, para nos mantermos sempre perto do produtor e trabalhador rural”, afirmou Sérgio Martins.

Entre as áreas de trabalho do Senar, atualmente se destaca o programa Agronordeste, uma parceria entre o Sistema CNA/Senar, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O Senar é responsável por levar assistência técnica e gerencial a 2.040 propriedades.

Foto feita antes do início da pandemia

Além desse trabalho, neste ano o Senar implantou um novo curso de nível técnico, com duração de 2 anos e meio. Trata-se do Técnico em Fruticultura, que beneficiará principalmente o Litoral e Zona da Mata do nosso Estado, onde diversas agroindústrias oferecem emprego e geram riqueza com a produção e exportação de frutas. Ele se soma ao curso Técnico em Agronegócio, que já formou 456 alunos em 22 turmas.

A experiência também levou ao crescimento do programa de Aprendizagem Rural, no qual o Senar é parceiro das agroindústrias e do Ministério Público do Trabalho na capacitação de jovens para atuarem como mão-de-obra qualificada para o setor.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br